MATÉRIAS

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ENTENDENDO O DRUM RUN




Muitos usuários de câmeras e interessados em adquirir um equipamento de 2ª mão tem dificuldades em entender as informações de HRS METER, ou "Tempo de Operação", que vem registrado no equipamento. Muitos nem sabem que este recurso existe. Essa é a "caixa preta" de filmadoras Pro-Consumer e linha Broadcast, que conta, por hora, o manuseio da câmera.
Esta informação é muito  importante para câmeras que usam fita. Desta forma pode-se saber, por exemplo, quanto tempo de cabeça o equipamento ainda vai ter. Para as de uso exclusivo de cartão, vale a informação de tempo geral de uso. 

Tem como alterar essas informações? Tem. Mas da seguinte forma. Quando a câmera for para fazer a troca de cabeça em uma autorizada Sony, uma cópia da NF deverá ser enviada, juntamente com o número de série da câmera, da cabeça velha e da nova, para a fábrica. Lá eles geram uma senha de acesso (password setup) que é fornecida a assistência. De posse desta informação, o técnico zera somente o DRUM RUN. É uma burocracia enorme, cheia de conferências, exatamente para não haver manipulação dos números, e consequentemente, má fé. Então não dá pra "rejuvenescer" o equipamento.

Tanto a Sony quanto a Panasonic garantem um bom funcionamento de cabeça até 1500 horas, mas nada impede do tempo de uso se estender a mais do que isso. Ou retardar. 
Esta informação é uma referencia. Perdi uma cabeça de PD com 200 horas. Não me pergunte o porquê. Outro exemplo: Alguém compra uma Sony Z5 só para se divertir, e ela fica mais guardada no case do que em uso. Depois de uns 2 anos, este proprietário resolve vendê-la. E aparece a informação que tem apenas 10 horas de uso. É  uma câmera nova. Mas é preciso avaliar o não uso também, pois na cabeça do equipamento sedimentam partículas de poeira que podem "calcificar" e não sair mais, precisando fazer a trocar. Por baixo você terá que desembolsar uns 3 mil reais. Então o uso normal deve ser considerado. 

Vou contar uma historinha rápida. Um amigo me disse que uma pessoa estava vendendo todos os equipamentos de vídeo, incluindo um carro, pois o filho, que faria as filmagens, foi embora para os Estados Unidos e não voltaria mais. Tanto o carro quanto os equipamentos estavam há 4 anos parados, intactos. Cheguei lá e consegui voltar apenas com um tripé e alguns cabos. Nada mais. A filmadora, novinha, não funcionava. Tanto ela quanto os monitores de campo de 10" estavam ressecados. O vídeo, ligou, mas não fazia mais nada. O carro, com apenas 20km rodados e todo esse tempo encostado na garagem, precisava de retífica geral. Melhor seria comprar um com 80 mil km. Ficaria mais barato.

Então fique atento a compra de um equipamento usado. Por melhor negócio que seja, sempre será uma caixinha de surpresas. Tanto pra quem compra como pra quem vende.


Como exemplo, vamos usar as informações do display acima.

MEDIDOR DE HORAS (HRS METER)
OPERATION        17 x 10h;
DRUM RUN          11 x 10h; 
TAPE RUN              6 x 10h;
THREADING         20 x 10. 

OPERATION
Mostra o total de horas de operação efetiva da câmera, neste caso 170 horas.

DRUM RUN
Mostra o total de horas do giro da cabeça (ou tambor), neste caso 110 horas.

TAPE RUN Mostra o total de horas que efetivamente a fita rodou na cabeça. Temos 60 horas.

THREADING 
Mostra o número de vezes que a fita foi inserida na câmera (ou aberta a porta do compartimento de fita). Temos 200 inserções.

A informação mais importante para quem vai comprar uma câmera que usa fita, é o DRUM RUN. Se você for comprar uma câmera de cartão, a informação relevante será OPERATION.

As informações técnicas foram obtidas diretamente do Supervisor credenciado SONY, Carlos Hudson (Ex-TV Globo), que por muitas vezes recebeu engenheiros japoneses da fábrica no Japão para treinamento pessoal de equipamentos da marca.
...

● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template