MATÉRIAS

domingo, 11 de abril de 2010

SUPORTE DE OMBRO PARA HANDYCAM

Vamos apresentar pra você um passo-a-passo de nosso suporte de ombro para handycams e pocket cams.




A lista de material está aí. A unica coisa que ficarei devendo é o parafuso com cabeça plástica para prender a filmadora. Achei no mercado apenas o parafuso comum. Mas isso não é problema. Também repare que utilizei a furação de fábrica do suporte de calha. No ferro de 25 cm fiz dois furos em uma ponta e dois em outra, usando o próprio gabarito do suporte de calha.



Lista
01 Suporte de fero para calha de telhado
01 ferro 25cm x 1cm para extensão
01 tampão de PVC
01 pedaço 12 cm cano PVC (que encaixa dentro do tampão)
01 manopla de gidão de bicicleta
01 tira de E.V.A. para acabamento
01 Tubo de cola branca ou cola de sapateiro
02 Parafusos com arruelas e porcas (para fixar extensão na calha)
01 estilete
04 pregadores de roupa
01 Spray tinta preto fosco
01 parafuso de 1 cm (de preferencia com cabeça borboleta) para fixar a câmera


Corri pra casa de meu velho onde o espaço é o grande atrativo. Claro, sem falar na presença dele, de minha mãe e daquele café especial. Forrei o piso com jornal pois esta é nossa primeira etapa da montagem: A pintura com spray preto fosco.

Pintei o suporte menor e o tampão de PVC que ficará junto com a manopla de bicicleta. Como a manopla é preta e o tampão é marrom, achei por bem deixar tudo pretinho.

O suporte de calha de chuva foi pendurado por um arame e recebeu uma camada de tinta. Essa tinta seca em alguns minutos e já fica pronta para o manuseio.

Material pintado, tudo selecionado e colocado na bancada. A partir de agora é rapidinho.

Com cola branca eu fixo uma tira de E.V.A., que pode ser um pedaço de PVC ou de borracha. É apenas um detalhe de acabamento na parte que ficará em contato com seu ombro.

Aí está a tira de E.V.A. Basta um pedacinho. Peguei nos retalhos da loja que vende. Literalmente fucei o lixo (rs), afinal é sobra mesmo e ninguém me viu chafurdando as rebarbas.

passei a cola e prendi por 5 minutos com pregador de roupas. Cola rapidinho e não solta mais.

Aqui eu passo o estilete para retirar a rebarba da E.V.A. e o acabamento ficar certinho no ombro. Tem que ficar bonito.

Eis aí o tampão de PVC. Era marrom e agora ficou preto. É aparafusado com força para não sair mais e receber as demais peças de encaixe de nosso projeto. Não se esqueça que lá na lista de materiais o nosso tampão tem um furo em cima para passar o parafuso.

Aquele pedaço de cano de PVC é encaixado aqui. Basta 12 cm. Eu consegui um pedaço do tubo que é usado para instalação elétrica. Esse eu ganhei, não precisei mexer no lixo dos outros.

Cano encaixado no tampão. Agora encaixamos a manopla de guidão de bicicleta no cano. Entra justinho e certinho. Note no detalhe como o tampão pintado de preto dá uma outra cara no suporte. Afinal "nóis é pobre mas é limpinho".

Encaixe perfeito. Não precisa de cola. E a pegada fica bem ergonomica para as mãos.

Agora vamos fixar a parte menor do ferro ao suporte da calha de chuva. Dois parafusos, duas arruelas, duas porcas. Nada mais!

Pronto. Apertado e fixo no lugar. Note que tem um pouquinho de tinta molhada no ferro. É a pressa de montar o projeto e apresentar a você.

Finalmente está montado e com uma aparência decente. Não tem cara daquelas gambiarras que volta e meia vemos na internet. Se você quiser melhorar, depois de pronto pode revestir o restante do ferro com E.V.A., inclusive sobrepondo por sobre os parafusos.

Olha que bacana. Se ajusta perfeitamente ao ombro, é confortável e discreto. Testei numa handycam, numa câmera fotográfica e na Pocket cam (aquela da minha primeira matéria do blog). A estabilização da imagem fica perfeita, livre das vibrações normais causadas pela pegada direta com as mãos. Se quiser dar um up-grade, pode-se colocar mais uma manopla junto com um ferro na horizontal do suporte. Assim você usará as duas mãos. Eu prefiro com uma só. Agora é só colocar sua câmera no suporte, jogar nos ombros e usar sem moderação.

...

● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template