MATÉRIAS

▉ O PONTO DE ENCONTRO DOS CINEMATOGRAFISTAS DO BRASIL ▉

Loading...

sábado, 19 de fevereiro de 2011

SONY HXR-MC2000

ATENÇÃO: ESTÁ  DISPONÍVEL NO BLOG O MANUAL DA MC2000 EM PORTUGUÊS. NA ABA CENTRAL DO BLOG - DOWNLOADS.
Recebi o equipamento e estou preparando meu test-motion
A nova câmera da Sony, HXR MC2000 que grava em FullHD, precisa ainda de muita luz (são terríveis 11 lux em 1/60 como da velha HD1000), mas tem HD de 64Gb interno e usa cartões SDHC além de outras melhorias. Então no quesito Melhorias Técnicas ela é nota 10, no quesito Sensibilidade a pouca luz, a nota é 3.
A nova Pro consumer da Sony. Melhor em armazenamento, ruim em pouca luz !

Roupa nova em corpo velho
A Sony MC2000 é uma melhora da fraquinha HD1000, uma "roupa nova em corpo velho" para buscar recuperação de mercado em filmadoras pro consumer adotadas pela Sony Corporation.  A MC2000 usa apenas a casca da HD1000 que em se tratando de design e ergonometria, é imbatível. É um lobo em pele de cordeiro. E a MC2000 veio para enterrar de vez a HD1000, em capacidade de armazenamento e preço.
Ergonomicamente perfeita, a MC2000 usa apenas a casca da HD1000 para incorporar seus novos atributos
A nova filmadora Sony HXR-MC2000 mantem a aparência profissional  que tanto fez sucesso aos usuários da HD1000 e que emplacou no concorrido mercado de filmagem de casamentos e corporativos de baixo custo.  Ela veio para facilitar o fluxo de trabalho dos editores  reforçada pela capacidade de gravar diretamente em um cartão de memória interna de 64GB (HD interno) ou por cartões de memória SDHC.
Gravando em SDHC a MC2000 fornece quase seis horas de gravação contínua, excelente para videomakers que gravam eventos onde não se pode pausar um registro, tal como casamentos, palestras, shows, etc. Quantos já não se depararam com uma troca de fita bem na hora de um acontecimento imperdível e irreparável? Finalmente a Sony pensou nos detalhes de trabalho do videomaker social. Usando-se toda a capacidade da câmera, cartão mais HD, chega-se a incrível 33 horas de registro de imagens. Quase 5 casamentos sem precisar descarregar.

Ergonomicamente perfeita. Peso e dimensão equilibrados
Novidades para enfeitar o pavão
Uma novidade para quem registra trabalhos que não necessitam de edição. Apenas a entrega do material bruto captado. É o DVDirect. Quando a MC2000 é conectada ao DVDirect Express,  gravador de DVD através de um cabo USB, o simples apertar de um botão faz gravar todas as imagens contidas na câmera  diretamente em um DVD. Detalhe:  sem usar um PC.  Com o Direct Copy se tem a opção de fazer backup dos dados de vídeo em um disco rígido externo, também sem usar o PC. Basta apenas conectar a filmadora usando o cabo USB adaptador (VMC-UAM1). 


Conexões escondidas para se manter uma linha limpa, sem botões. Bem ao estilo das câmeras amadoras
A MC2000 vem equipada com a sofisticada lente G que incorpora o exclusivo design ótico de tecnologia Sony, oferecendo um desempenho excepcional em uma das melhores lentes do mercado.  Isso melhora o desempenho de imagem com  o zoom em ação, ou obter uma perspectiva sobre a imagem em wide com o ângulo de 29,8 mm de largura em modo Video (equivalente a 35mm).  Para usuários da linha Z e NX, não é novidade. Mas para esse tipo de câmera, é o acesso ao primeiro mundo.


Entrada para o cartão e a memória interna embutida. Acabamento muito bom
A MC2000 continua ceguinha
Ela é uma camera de baixo custo com boa resolução mas deixando a desejar no desempenho de luz. A Sony informa que são 3 lux em 1/30 mas são 11 lux em 1/60 (Ninguém filma em 1/30 contínuos). Num teste comparativo entre ela e a HD1000, a MC2000 melhorou sua sensibilidade, mas o cinegrafista ainda não vai se livrar dos "paus de luz". O sensor CMOS é capaz de produzir excelente qualidade de imagem mesmo em condições de pouca luz. Significa que ainda terá ruidos na imagem, igual a HD1000, porém com um pouco menos de intensidade. O sistema único de imagem da Sony incorpora tecnologia retro-iluminada exclusiva que duplica a sensibilidade em relação ao sensor de CMOS convencional, proporcionando um aumento de qualidade e sensibilidade na luz de baixo desempenho. Essas melhorias deram um desempenho melhor que sua antecessora, mesmo com os "mesmos" 11 lux. Com isso, a tecnologia de autofoco também é reforçada para um melhor desempenho em condições de pouca luz. A G-lente pode rapidamente obter foco nítido em um objeto em movimento. Este médio desempenho em cenas com pouca luminosidade e cenas noturnas ao ar livre é acompanhada por excelentes resultados em plena luz do dia. Para quem tem a HD1000 e por comodidade utiliza o foco automático, sabe do sofrimento que é para se manter o objetivo no foco. Na MC2000 não existe mais isso.


O conector de microfone P2 ainda é herança ruim da HD1000. 
Um fato novo que a Sony incorpora na filmadora mas que é usual em câmeras fotográficas, é o  reconhecimento facial, onde ela coloca um pequeno quadro em torno de um ou mais rostos em seu quadro principal, depois é só tocar em qualquer um desses e a MC2000 vai priorizar esse rosto com foco, cor e exposição. Além disso, sobre o mesmo tema enquadrado de um ponto de exposição e ponto de foco, pode-se tocar em qualquer ponto desejado de interesse na tela que os parâmetros se ajustam para automático.
Outra função que você pode configurara é fazer fotos durante a filmagem, tudo isso com o reconhecimento de sorriso  quando uma ou mais pessoas sorrirem. Pode-se selecionar entre crianças e adultos que a MC2000 faz o resto.




O SteadyShot ótico integrado com o Active Mode é um recurso que garante um movimento suave durante a gravação de imagens em muitas situações desafiadoras. Além disso, o inovador Sony 3-Way, tecnologia de cancelamento de vibração aumenta a estabilidade de registro eletrônico para captura de vídeo muito mais suave. Esta última versão da tecnologia de estabilização de imagem realiza imagens que são até 10x mais estável para a gravação com grande angular do que as convencionais imagens SteadyShot ótico. À medida que o cinegrafista usa o zoom in, um estabilizador de imagem digital inteligente começa a misturar-se e trabalhar em conjunto com a sua congênere ótica para reduzir o tremido da câmera. Esta tecnologia apenas deve ser desativada para usuários de adaptadores LETUS.
Menú organizável a gosto do freguês. Basta selecionar os atalhos e pronto.
Utilizando o anel de lente por sessão, o usuário pode ajustar manualmente os parâmetros-chave como o Focus, White Balance, Exposição, Shift AE, Iris prioridade e prioridade de obturador. Também pode controlar a lente G da íris para criar um efeito desfocado no primeiro ou segundo plano (profundidade de campo). A velocidade do obturador também pode ser controlada para criar efeitos especiais, tais como os movimentos fluindo de uma cachoeira ou o arrasto das asas de uma ave durante o vôo.

A MC2000 usa como padrão as infoLITHIUM baterias da série L, que são compatíveis com muitas das câmeras profissionais Sony e acessórios como LED, drives externos, etc.  A bateria NP-F970, a maior da linha consegue manter a câmera ligada e operando por aproximadamente 13 horas de gravação AVCHD usando o modo de FH.



Totalmente multimídia: usa cartões Memory Stick, SDHC e memória interna de 64 Gb
Opção multimídia: cartão ou memória sólida
A MC2000 grava diretamente em Memory Stick Pro Duo ou SDHC, tornando um dos melhores custos-benefícios da categoria, já que o baixo preço dos cartões e sua durabilidade e segurança enterram de vez o uso das fitas magnéticas. Quando se utiliza discos rígidos e cartões removíveis, descobre-se a maravilhosa forma de transferir as imagens para um PC e depois simplesmente reutilizar os cartões e a memória interna para a sua próxima missão.


Apesar de ter maior abertura que a HD1000, uma grande angular ainda faz falta
O AVCHD é um formato de compressão de dados que reduz os requisitos de memória e maximiza a gravação de arquivos com alta qualidade de imagem em um tamanho pequeno. Isto é possível graças ao codec MPEG4 AVC/H.264.  Este arquivo é para o usuário que já está entregando seus trabalhos em Blu Ray.
Para quem ainda quer continuar gravando no formato SD (4x3 ou DV Wide), a MC2000 utiliza a gravação em MPEG-2, que é o codec de compressão de vídeo usado em DVDs. Se o seu projeto for finalizado em DVD, você pode economizar tempo de produção e manter a qualidade da imagem original.
O custo-benefício me surpreendeu, lembrando que ainda é uma câmera "basicona".
Conexões da câmera
1 Componente RCAx3 (out);
1 Composto RCAx1 (out);
1 HDMI (out);
1 P2 (mini plug/mini jack de 3.5mm) para microfone (in);
1 USB (in/out);
1 Audio E/D RCAx2 (out);
1 Saída fone de ouvido mini jack (out);
1 LANC 2.5mm (in).

Itens inclusos
Carregador/Adaptador AC
NP-F570 - Pack de Bateria Info-Lithium.
EMC-PS1 Microfone Stereo com espuma anti puff
Cabo de Conexão A/V
Cabo USB (mini-B)
Parasol de Lente com Tampa de Lente
Software Sony
Manual


Teste feito, vamos as conclusões finais. A decisão e o dinheiro são seus!


Conclusão do Keko
  • A qualidade é boa dentro do preço ofertado. Confesso que fiquei surpreso com a qualidade apresentada durante o motion test comparando a HD1000.
  • O sistema de menus é muito mais detalhado, com algumas funções cheias de sub-menus. As letras são pequenas e acabam criando desconforto, principalmente para usuários como eu que tem dificuldades de enxergar de perto. 
  • Os menus são personalizáveis, a gosto do freguês.
  • A Sony também acrescentou uma tela de toque a barra de rolagem do lado esquerdo no LCD. Ficou meio difícil de controlar. Ou talvez seja questão de acostumar. 
  • Ela grava em FullHD 1920X1080.
  • A Sony poderia ter colocado o sistema de canon no encaixe de microfone mas preferiu manter o pequeno plug P2, muito ruim e que causa mal contato.
  • A sensibilidade a pouca luz melhorou levemente, mas ainda é necessário o uso de videolights de 1000w integrados com iluminação portátil. Mínimo de 50w com aquele tijolinho na cintura.
  • Excelente abertura de cena da lente padrão, 12x, contra os 10x da HD1000.
  • É um belo equipamento, bem superior a HD1000 mas inferior a linha TOP da série XDCam, NX da Sony e AG da Panasonic. Portanto é focada para os videomakers de eventos sociais que tem pouco capital para investimento, mas dá conta do recado.
  • Se você tem grana para investir em coisa boa, esqueça a MC2000. Vá de HMC150, Z7, NX5. Ela foi feita para profissionais que necessitam trabalhar com equipamento robusto, multimídia e de porte. Mas que não tem capital suficiente para investir acima de R$ 8.000,00. Vale o que custa? Hummm...vale.
Teste feito com a Sony MC2000 (de dia, é claro)


AVCHD Modo de gravação (1080 60i) HD-FH 1920 x 1080 @ 17Mbps
HD-FX 1920 x 1080 @ 24Mbps
HD-HQ 1440 x 1080 @ 09Mbps
HD-LP 1440 x 1080 @ 05Mbps

Gravação de áudio Detalhes
Modos de gravação de áudio AC3 2ch (Ajuste padrão)
e AC3 5.1ch selecionado.

Especificações da câmera
Elementos efetivos de imagem - 2650K pixels
Iluminação mínima shutter ativado - 03 lux (1/30 shutter)
Iluminação mínima shutter normal - 11 lux (1/60 shutter)
Pickup Device ClearVid ExmorR
Velocidade do Shutter (Tempo) 1/60 1/10,000 sec.

Especificação do Sensor Exmor R
Tamanho dos pixels 4200K Pixels
Formatos de mídia 64GB (não removível) Hard Disk Drive e
Memory Stick PRO Duo Media ou SD/SDHC, SDXC (Class 4)
Sensor 1/4-inch segunda geração Exmor sensor
(Dobro de sensibilidade sobre o CMOS convencional)
Imagem real 2650K Pixels (16:9)
3540K Pixels (4:3)
Resolução modo foto 7.1 Mega Pixels
Video Ativo 2650K Pixels (16x9)
1990K Pixels (4:3)
Resolução da imagem de vídeo 1920 x 1080

Especificações gerais
Gravação do áudio Dobly Digital 2CH (AC-3 Stereo)
Tempo de operação contínua 365 min. @ FX mode (24Mbps)
475 min. @ FH mode (17Mbps)
685 min. @ HQ mode (9Mbps)
1290 min. @ LP mode (5Mbps)
870 min. in Standard Definition (qualidade DVD)

Formato de mídia 64GB interno HDD
Um slot SD/SDHC/SDXC tipo 4 e Memory Stick ProDuo

Especificação da lente
Equivalente a 35mm Video: 29.8 357.6mm (16x9), 36.5 438mm (4:3)
Foto: 29.8 357.6MM (16X9), 27.4 328.8mm (4:3)
Abertura F1.8 3.4
Diametro do filtro 37mm
Distância focal 2.9 34.8mm
Foco Full Range Auto / Manual
Estabilizador de imagem SteadyShot óptico com o modo ativo (10x mais potente)

Modelo da lente Sony G-Lens em Zoom
Abertura máxima relativa F 1.8
Zoom ótico 12X

Especificações de entrada e saída
Saída analogica Áudio/Vídeo L & R audio x 2 RCA, Composite V x1 RCA,

Component V. x3 RCA
Saídas de áudio L & R audio outputs RCA x2
Saída componente Y, Pb, Pr ( 3 RCA)
Saída de vídeo componente 1 RCA
Saída de Audio/Video digital HDMI
Fone de ouvido Stereo Mini Jack
Entrada microfone Mini Jack com plug-on power
Memory Stick 01 slot Memory Stick ProDuo e cartão SDHG. SDXC
Controle remoto 2.5mm LANC jack
Conexão USB
Tradução das especificações técnicas: Keko Sinclair



Agradecimentos ao Marcus Denadai da Merlin Video, John Devier da B&H Photo e ao Kleber Alfano da BH Video Pro.
Devido a confusão pelo fato de meu comentário abordar positivamente a capacidade de armazenamento e negativamente a necessidade de muita luz, fiz alteração nos textos desta postagem.
...

● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template