MATÉRIAS

segunda-feira, 29 de março de 2010

FOTÓGRAFOS VERSUS CINEGRAFISTAS




A tecnologia cresce a cada dia com seus recursos e novos equipamentos. Com isso a empolgação de seus usuários extrapola na mesma proporção. Quem de nós já não perdeu o sono ao comprar um novo equipamento e contar nos dedos a hora em que vai se usar em algum evento? E quem não gostaria de colocar toda a sua parafernália de câmeras, luzes e profissionais espalhados por todos os cantos da festa, tudo para não perder nenhum momento sequer?

Hoje é muito comum vermos eventos sendo cobertos por vários cinegrafistas, assistentes e fotógrafos que se perde a conta. E a máxima de Newton é muito bem aplicada naquele local: Dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço e ao mesmo tempo. Quem disse que não? Tenho encontrado momentos em que o mesmo espaço é disputado a tapas entre cinegrafistas e fotógrafos. E ninguém quer ceder este quadrado por nada deste mundo.


Claro que o bom senso e profissionalismo devem estar acima de qualquer evento, mas o que vemos hoje é a falta de ambos. Não consigo entender como um fotógrafo, vendo seu colega posicionado em um tripé, imóvel e completamente rendido, entra entre a mira e o alvo. Tenho cenas gravadas da noiva no fim do corredor, eu no altar a cerca de 20 metros e o lombo do cidadão na frente e em uma distância onde eu não posso pedir pra ele sair, ou dar um tapa.
Quem sai perdendo com tudo isso? Primeiro o cliente que recebe o material com várias poses do fotógrafo e sua equipe, de lado, de frente, de close. Segundo somos nós, cinegrafistas, que por conta da hierarquia de contrato ficamos em uma das últimas posições, dependendo da indicação de quem nos atrapalha.



Confesso que já tentei de tudo. Parcerias, comissões, afago antes do evento, mas parece que o instinto selvagem fica imune a todas essas coisas. Na hora H somos mordidos. Qual será então o futuro dessa batalha sangrenta e injusta? Dizem que a união do vídeo e fotografia em equipamentos cada vez mais poderosos transformará o cinegrafista em fotógrafo e o fotógrafo em cinegrafista. Aí surgirá a nova nomenclatura de videografista, o fotógrafo que filma.
Eu espero que até lá o bom senso prevaleça e o amor ao próximo também. Afinal, depois de uma boa festa, a única coisa que sobra é a filmagem e a fotografia!


Assista a esse vídeo de um quebra pau entre fotógrafo e cinegrafista. Tudo começou porque um entrou na frente do outro. Já vi essa história muitas e muitas vezes....
Confira!

● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template