MATÉRIAS

segunda-feira, 29 de março de 2010

DICAS PARA CASAMENTOS




Dicas e truques para um bom registro de evento  01- Chegue sempre pelo menos 1 hora mais cedo que o início do evento. Se tiver surpresas ou problemas, terá tempo de resolver.

02- Monte todo equipamento (microfones, câmeras, baterias, fitas) e teste assim que chegar a igreja. Grave alguns trechos de imagens e verifique as cenas. Se a câmera tiver desregulada, você terá tempo de ajustá-la.

03- Fique atento a chegada do noivo. Converse com ele sobre a colocação da aliança. Peça que beije a mão da noiva assim que colocar no dedo dela. A imagem rende, fica bonita e a noiva repetirá o gesto automaticamente. Mas seja objetivo e passe informações rápidas, sem delongas. É um dia especial para ele, está apreensivo e blá-blá-blá demais só vai confundí-lo mais ainda.

04- Iluminação. Se a camera for de 1 lux e a igreja razoavelmente iluminada, apenas um foco de 20w é o suficiente para iluminar o ambiente. Caso tenha 3 lux, utilize 50 a 100w em cima da camera e 300w em tripé para recorte. Acima de 4 lux será necessário 300w em cima da camera e spots de 1000w. Coloque os tripés de luz sempre no lado oposto ao que você irá ficar. Se for filmar do lado direito do altar, coloque o spot de luz no lado esquerdo. Não se preocupe se um lado do casal ficar mais iluminado que o outro. Esteticamente este tipo de recorte fica melhor do que a luz totalmente homogênea.

05- O melhor posicionamento do cinegrafista durante a entrada dos padrinhos e do noivo é no centro do altar. Deste angulo ele poderá acompanhar toda a trajetoria de entrada na igreja. Para a entrada da noiva e caso a cobertura seja feita com 1 camera apenas, o cinegrafista deverá se deslocar até o meio da igreja, assim registrará com maiores detalhes a entrada da noiva pela porta. Assim que ela se aproximar da camera, a mesma poderá se deslocar rapidamente para o altar. Esse corte de cena poderá ser facilmente ajustado na edição.

06- Procure mexer pouco no zoom da camera durante o casamento. Esse movimento de abre e fecha pode se tornar cansativo no produto final. Dê preferência a movimentos de pan, mostrando os padrinhos, pais e o casal. Ao andar pelo altar e principalmente de costas, escorregue o pé para trás sempre "sentindo" onde vai pisar. Não seja surpreendido por uma escada ou degrau. Um tombo no meio da igreja é vergonhoso pra você, todos te olharão e o mico é mais do que certo.

07- O momento certo de sair do altar e dar um giro pela igreja é após o início do sermão/pregação. Na edição final você poderá cobrir a fala do celebrante com as imagens que for feita neste momento. Mas importante: procure não mostrar a boca do celebrante para depois não ter problemas de sincronismo labial. Pegue takes de lado e de costas do celebrante. Circule bastante neste momento, gravando os convidados, pais dos noivos, fundo de igreja, tomadas do lado de fora mostrando o casal lá dentro, mas fique ligado na fala do celebrante. Se perceber que seu sermão/pregação está chegando ao final, volte imediatamente a sua posição oficial.

08- Fotógrafo não é invisível, portanto não procure escondê-lo nas gravações. Ele já faz parte da cena. Claro que deve haver um respeito de ambas as partes, já que o profissional não deve simplesmente entrar na frente da lente e estragar a cena. Uma conversa antecipada evita aborrecimentos.

09- No juramento e no "sim" o foco é do casal. Camera neles. Na colocação da aliança procure ficar em uma posição onde possa mostrar a colocação da mesma no dedo e subir para o rosto de felicidade do casal. O melhor posicionamento neste momento é no centro do corredor, tendo o padre/pastor de frente para a lente.

10- Assinatura do prontuário. Fique de frente para o casal. Faça um take aberto deles e aguarde o noivo começar a assinar. Feche na mão assinando e abra mostrando ele. Da mesma forma a noiva.

11- Cumprimento dos padrinhos. É um momento chato e cansativo mas não tem como ser evitado. Como a cena é longa, faça com o mínimo de falhas e balanços. Essa parte normalmente vai na integra pois é de difícil edição. Combine para o casal cumprimentar os padrinhos e pais ao mesmo tempo. Se cada um for para lados opostos e você estiver com apenas uma camera, um dos dois será sacrificado. Neste caso, grave a noiva! Mas se der, coloque ela de primeiro plano e o noivo ao fundo cumprimentando os pais dele.

12- Saída do casal. Se coloque no centro do corredor ou no lado direito se estiver usando uma camera de ombro. Dessa forma o lado de seu rosto que está livre do view finder poderá ter uma boa visibilidade em seu redor. Caminhe de costas, deslizando o pé próximo ao chão, nunca caminhando, senão você gravará sua caminhada nas imagens. Acompanhe a cena gravada e sempre dê uma olhada para trás. Evite esbarrar em alguém, tropeçar em alguma coisa ou até se desequilibrar. Todo cuidado é pouco.

13- Arroz. A melhor posição para gravar a cena do arroz é ficar abaixado, tendo o casal a frente, a igreja ao fundo, as mãos dos convidados e o arroz caindo por sobre os noivos. E você ainda cede espaço para os fotógrafos fazerem uma boa foto.

14- Terminado isso, decida se vai gravar a entrada do casal no carro com a saída dos mesmos para o cerimonial ou se vai encerrar por aí mesmo e partir para a festa. o ideal é solicitar ao assistente que guarde tudo enquanto você faz estas imagens, assim haverá tempo para gravar alguns takes do carro do casal pelas ruas da cidade.
Lembre-se: Criatividade é tudo e REC não se economiza. Se gasta!

Sucesso e boa gravação.


Toda a imagem feita, sem excessão, pode ser aproveitada. Veja o que fizemos neste vídeo


Todos os textos postados neste blog são de autoria de Keko Sinclair. Você poderá copiá-los em parte ou na íntegra indicando a fonte e autoria.

...

● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template