MATÉRIAS

sábado, 18 de junho de 2011

MR. K DESVENDANDO O SLIDER DOLLY



Os fabricantes dos Slider Dollies industriais guardam um segredo à sete chaves.
De onde vem as peças para se fabricar este equipamento que é desejo de 9 entre 10 cinegrafistas?


O que é isso Mr. K? (Parodiando o Mr. M)
O Blog do Keko Sinclair desvenda mais um mistério. Disponibiliza para você montar em casa o famoso Slider Dolly original, que é vendido por U$ 1200 e tem assinatura de grandes marcas internacionais.

Slider Dolly Original - Nada de tubos duplos, rodinhas. É engenharia pura.

Um grande fabricante de polímeros e componentes metálicos, que tem suas peças usadas ​​em milhares de indústrias espalhadas pelo mundo, se chama Igus Inc. Em algum momento, um técnico mecânico da empresa descobriu que os mecanismos de deslizamento que eram produzidos na fábrica eram perfeitos para fazer uma câmera deslizar. Então a Igus começou a projetar alguns modelos de teste, para logo em seguida se tornar um dos principais fabricantes de slider do mundo. Todo o resto de equipamentos e marcas que você vê por aí, em qualquer lugar do mundo, copiou da Igus. Então você já percebeu uma das palavras-chaves desta minha postagem: Automação industrial. E o que o técnico da fábrica observava era um trilho, que se chama Guia Linear (outra palavra-chave) com um patins deslizante fixado nele. 

Guia Linear e Patins. Compre sempre as duas peças juntas.
As Guias Lineares são utilizadas em grandes indústrias onde necessitam de deslocar grandes e muitos volumes de forma automatizada, sem a presença de operadores. É facilmente encontrado em fábrica de automóveis, laminadoras de vidros e, próximo da região onde vivo, do Centro de distribuição da Chocolates Garoto. Um imenso galpão onde milhares de caixas de chocolate deslizam de um lado para outro para serem estocadas ou despachadas para o mundo todo.

E porque estas palavras-chaves não são usadas nos sites dos fabricantes? Senão você vai lá e compra um metro de Guia Linear e um patins e faz seu slider em casa. E a solução agregada ao produto mais a griffe da marca deixa de faturar nas suas costas.

Então comecei a pesquisar e ver quem fabrica e comercializa guias lineares. Achei vendedores no Mercado Livre (use as palavras-chaves) e estes sites aqui.


Algumas empresas não vendem para pessoa física, outras não vendem 1 metro. Somente milhares de metro. O jeito é pesquisar. E foi pesquisando que consegui comprar na mão de meu amigo e grande colaborador Joel Miranda, 80 cm do trilho mais desejado do momento para minha produtora, acompanhado de um patins. E assim arregacei as mangas e construí meu slider, onde usei mais alguns materiais para a eficiência do equipamento.

Material usado
80 cm de trilho de guia linear
01 patins
01 ball head (cabeça de tripé Manfrotto)
10 cm de cantoneira de alumínio
01 parafuso para ser usado como freio
02 parafusos com porca borboleta
01 regua de pedreiro
04 pés de armário com regulagem de altura

Meu slider dolly com uma GoPro. Uso também a NX5 sem problemas.
Cortei a regua de pedreiro em duas partes, de 20 cm cada. Por baixo coloquei os pés com regulagem de altura para trabalhar com o slider no chão ou mesa. os 2 parafusos com porca borboleta usei para prender a guia linear nas duas reguas. A borboleta ainda funciona como limitador para o patins não sair do trilho.




Depois dos pés e suportes de piso devidamente instalados, vamos a colocação do patins, freio e colocação da ball head. Utilizei uma cantoneira de alumínio (10 cm) onde coloquei um parafuso invertido, que fará a fixação da cabeça onde será presa a câmera. Nessa cantoneira coloquei também um parafuso com cabeça plástica (tirei de um suporte de luz) onde ele funciona como freio. Se eu deixar o sistema parado, é bom travar o patins para ele não deslizar e bater na ponta da guia. Outra dica: pode-se usar também uma cabeça de tripé comum.




Comprando a Guia Linear junto com o patins, você não tem que fazer nada. O patins já desliza dentro da guia. O importante é, na hora da compra, comprar o conjunto pois existem diversos tipos de patins e Guias. O meu patins é preso por dentro do trilho. Outros modelos são inversos. O patins corre por fora do trilho. Qualquer opção funcionará bem.




Para eu ter a opção de trabalhar com o slider em um tripé, fixei um engate rápido debaixo da guia. Neste caso fiz um furo menor que o do engate, e com o auxílio de um parafuso maior, esculpi os sulcos para o engate prender direto no trilho. Não poderia colocar uma porca por dentro pois corria o risco de atrapalhar a passagem do patins. E deu certo!



E assim ficou pronto meu projeto - BBB - Bom, Bonito e Barato. Gastei exatos R$ 215,00 e o resultado obtido com as imagens é extraordinário. O próximo projeto será colocar um motor que faça a câmera deslizar sozinha. Assim poderei dar meus passos profissionais a imagens em time lapse, minha atual paixão.


Espero que tenha gostado e que possa fazer um também. Precisa apenas de força de vontade e capricho pra não ficar com cara de gambiarra.
Agora um pequeno vídeo de umas gravações feitas com meu slider e uma câmera GoPro.


● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template