MATÉRIAS

sexta-feira, 3 de junho de 2011

QUAL HD CERTO PARA VOCÊ?


Hard Disks. Várias marcas, diversos tamanhos, muitos modelos. Qual comprar?
Saiba que os HDs tem hanking de qualidade e confiabilidade, baseados em números de reclamações feitas por usuários aos fabricantes. Tem fabricante famoso que está botando os dados de seus clientes em risco. Lembro quando comprei meu primeiro HD de 20Gb – E agora meu último disco rígido foi de 2Tb - que custou R$ 800,00 contra R$ 390,00 deste de maior capacidade. No Japão já lançaram um HD de 9Tb, mas nada de pedir pro amigo que vai aos EUA trazer um na mala. Parece que somente estações Mac conseguem reconhece-lo em seu tamanho total. Não quero ser técnico demais nesta postagem, prefiro ser objetivo e direto ao assunto.





Interno ou externo

Claro que estamos falando aqui de HDs para servir de arquivamento, já que com o avanço das câmeras que gravam em cartão estarem dominando o mercado, cada vez mais precisamos de espaço, e seguro. Se seu PC tiver mais de um HD internamente, sugiro sempre deixar o sistema exclusivo para para ele. Se houver problemas de formatação, seus arquivos não serão perdidos.
Indico utilizar HD externo. Desta forma ele estará trabalhando em ambiente mais frio que dentro da CPU, e portanto terá maior tempo de vida. A maioria dos problemas causados em Hard Disks são exatamente os provocados por calor.

SATA ou ATA
Apesar das diferenças serem pequenas, 150Mbs do SATA contra 133Mbs do ATA, alguns outros detalhes apontam para o SATA como melhor opção, como o cabo muito mais flexível com menos fios internos, menos superaquecimento e respondem com melhor desempenho ao chipset da placa-mãe.
Quanto maior a velocidade dos HDs, mais rápida será a transferência de dados. O primeiro número que você vai encontrar quando a compra for a velocidade de rotação do disco será de  7200 ou 10.000 rotações por minuto. De 5.400 já era. Esqueça. A maioria dos principais discos rígidos giram a 7200 rpm, e os de 10.000 são SCSI, ótimos, porém com capacidades limitadas.






Capacidade
Capacidade é o que mais importa para arquivarmos nossos arquivos. Vídeos gravados em fita MiniDV são devoradores de espaço. Como exemplo, o conteúdo de uma fita de 1 hora em MiniDV ocupam 13Gb. Cartões com imagens em Full também são espaçosos. E lembrtando que tudo que você arquivar deverá ter um outro HD espelho. O que tiver em um, deverá ter no outro. Jamais confie um único conteúdo gravado em um só lugar.

Dica Importante – O ruído
Certos profissionais em suas vastas profissões trabalham usando o ouvido para detectar falhas ou defeitos. Meu dentista bate a pinça no meu dente para descobrir onde tem dente ou amálgama. Funileiros batem o dedo e ouvem o som para saber se é lata ou massa. Você deve colocar o ouvido no HD para saber se ele está produzindo um som como um zumbidinho linear ou dando umas roncadinhas e solavancos. Se estiver ouvindo a segunda e terceira opção, seu HD está com os dias contados. Melhor antecipar seu descarte para não se arrepender depois. 
No caso da pesquisa do Sr. Harris, ele a fez nos EUA. No nosso caso, um site de pesquisa de reclamação muito procurado é o reclameaqui.com.br. e o nuncamais.net.

Marca ideal de HD
Existem os mais variados modelos e marcas. Western Digital, Seagate, LG, Maxtor, Samsung, Hitachi, Toshiba, entre outros. Robin Harris, um consultor Americano de tecnologia utiliza uma tabela criada por ele mesmo. Usa como base sites de reclamação de produtos e a frase que estabelece a pontuação do produto: “Quanto mais, pior”, ou, “Quanto menos, melhor”.
O que ele descobriu é que o menor índice de reclamações é da marca WD – Western Digital. Então associa o menor número de reclamações com o maior prazo de garantia e bingo! Tem a marca ideal para efetuar a compra. 
Então, a partir dos dois endereços eletrônicos, vamos criar uma tabela de “quanto menos, melhor” na versão tupiniquim para sabermos quem é quem no mercado nacional de HD. E ainda escapar de qualquer reclamação de algum fabricante, já que as decepções aos seus produtos estão disponíveis no site e aberta a todos.

Baseado na simples metodologia do “Quanto menos, melhor”, as marcas mais recomendadas são as Hitachi e Western Digital. A com maior índice de reclamações é a Samsung, seguida da LG. A pesquisa foi feita de janeiro a junho de 2011 nos sites comentados nesta postagem.

Estamos de olho!
...


● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template