MATÉRIAS

sexta-feira, 11 de março de 2011

FAÇA ILUMINAÇÃO COM BANDOOR

BBB - Bom, bonito e barato!
Se você deseja fazer um iluminador barato e eficiênte, segue meu projeto do mês para montar em casa: Refletor de jardim com lâmpada halógena de 150w a 500w e as bandeiras (Bandoors) de latão.

Iluminador ou refletor de jardim - A venda em lojas de Materiais de Construção e Iluminação
Foi adquirido uma peça, na cor amarela, onde pode-se comprar também na cor preta. Custa, em média, no Mercado Livre e materiais der construção, a bagatela de R$ 35. Este iluminador nada mais é do que um holofote para uso em quintais e jardins com abertura de luz ampla, e se você quiser restringir a luz com "Bandeiras" como são encontradas em equipamentos de iluminação profissional, terá que fazer o seu próprio modelo. 
Eu tenho usado esse tipo de refletor pois além de ser barato, as lâmpadas custam R$ 5,00 e todo o conjunto se adéqua perfeitamente bem em um tripé de luz. A lâmpada, por ser barata, é de cor amarelada, mas com o simples ajuste de cor da câmera isso não será problema.


Segue a lista de material:
01 Refletor de Jardim 150w, 300w ou 500w
01 Arame de solda (eletrodos tipo vareta)
01 chapa de latão
01 spray preto fosco
01 tesoura de funileiro


Preparando meu refletor para montar os bandors
As ferramentas serão um alicate para corte de lata, um soldador de propano e boa vontade para começar.

Para começar montamos uma armação de arame quadrado em torno do refletor usando uma vara de eletrodo. Procure fazer as dobras do arame  bem justas ao refletor, assim você evita o vazamento de luz pelas bordas. A principal delas forma um U com os ganchos em cada extremidade (veja na foto), a outra parte uma haste reta atravessando a parte superior e soldado em cada extremidade.

Observe o detalhe dos encaixes e das dobras. Devem estar justos para funcionar
Tudo isso é sem complicação. Aliás, a parte complicada é levar para um soldador fazer essa emenda, já que eles não gostam de pegar serviço pequeno. Agora é a vez do latão. Pegue a frente do refletor e faça um gabarito no papel, desenhando o contorno do mesmo. As laterais opostas ganharam mais largura para ficar no formato de um trapézio. Se tiver dúvidas se o tamanho está adequado, recorte o papel e teste no refletor, assim você não estraga o latão.
Então as abas laterais são do mesmo tamanho que a largura do refletor para que eles possam dobrar e ficar certinhos. Tenha o cuidado de deixar uma sobra de uns 2 cm de material sobre a borda para ser enrolado ao redor do arame como uma dobradiça. Cuidado com as bordas afiadas da chapa de latão. 
Depois de cortar as abas enrole esta sobra de 2 cm em torno da armação de arame com um alicate. Depois de tudo encaixado, pinte os banddors, deixe secar bem e depois acenda o refletor. Nesta primeira vez o banddor vai aquecer e sair uma fumaça com cheiro de queimado. Não se assuste, é a tinta queimando pela primeira vez. Depois não vai mais acontecer isso.

Projeto pronto e funcionando muito bem.
Este projeto dá a você uma alternativa de baixo custo para iluminadores profissionais. E com as bandeiras em volta do refletor não vai ficar com aquela cara de luz de jardim. É muito mais barato e vale a pena.

...

● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template