MATÉRIAS

sábado, 17 de dezembro de 2011

NÃO DEIXE A OPORTUNIDADE PASSAR



Tive a honra de acompanhar um grande evento corporativo numa região de montanha, onde fiquei confortavelmente hospedado em uma suíte de frente para um dos visuais mais lindos do Espírito Santo: Pedra Azul.

Montei um mini estúdio naquele quarto. Numa varanda aconchegante, coloquei a câmera para gravar horas ininterruptas o passar de nuvens por aquela formação rochosa. Enquanto admirava aquele monumento natural, fiquei pensando num tema motivacional para meu blog. E deveria ser de alguma experiência pessoal, única, pois assim poderia passar com mais fidelidade a minha mensagem. Até que, finalmente, toda aquela paisagem me inspirou neste tema, que vou contar agora.

Você já recusou alguma oportunidade que surgiu em sua vida? Sentiu que o coração palpitou como se uma voz interior dissesse "vai!", e você não foi? É fácil dizer que isso não se aplica a você. Mas este chapéu cabe em nossas cabeças. Acontecem todos os dias.
Todo cinegrafista sonha em ter aquela imagem que pode mudar sua vida. Quer seja profissional, pessoal ou mesmo como referência de um fato. E estas oportunidades surgem como um flash de fotografia. Em segundos vem, e desaparecem.
A minha oportunidade veio, única, extraordinária, excepcional, de caráter mundial, e foi-se pelo ralo porque eu a deixei passar. Não foi tão rápida quanto um flash disparado. E neste caso foi pior ainda. Tive tempo maior de decidir, mas não acreditei em minha intuição. Meu relato já tem 14 anos, mas pulsa em minha mente como se fosse ontem.

Num de meus trabalhos internacionais, havia descido do ônibus e me dirigia para o hotel, a algumas quadras do ponto. Estava vindo da Disneylândia Paris com a câmera debaixo do braço, pois minha intenção era gravar o parque. Não sabia que não era permitido e, após um dia inteiro de diversão na casa do Mickey, voltava frustrado sem imagem alguma.
Passando próximo a ponte conhecida como L'alma, escutei um estouro imenso, que ecoou por toda aquela área. Foi um som de freada de carro e logo a seguir estilhaços de vidro. Em um ímpeto de jornalista, saquei a câmera no ombro e parti para o local do acidente. Mas hesitei logo em seguida, afinal de que valeria uma imagem de um acidente de carro em Paris? E aquele incomodo persistiu como se minha intuição sussurrasse ao meu ouvido, dizendo: "vai, vai, vai". E eu não fui.

Naquele momento, naquele local, morriam a princesa Lady Di e seu namorado Dodi Al Fayed, além do motorista do casal. Uma cena que pude, em seguida, ver a distância, em primeira mão, já cercado pela polícia francesa. E sem a possibilidade de fazer qualquer tipo de imagem. É importante destacar que não houve nenhum registro de imagem em vídeo daquele acidente. Apenas meia dúzia de fotos de alguns paparazzi que conseguiram fazer a distância, e mais outras tantas dos próprios policiais para produção de perícia. Estas estão disponíveis em vários sites na web. Nada mais. Eu seria o único cinegrafista com tal exclusividade.

A oportunidade veio, e deixei-a passar.
Agora se coloque em meu lugar. Você tem deixado oportunidades passarem por suas vidas sem agarrá-las ou aproveitá-las? Quantas já vieram e se foram? Quais delas mudariam o rumo de sua vida? Reescreveriam a sua história? Você acredita em sua intuição ou acha que isso é besteira?

Oportunidades são feitas para serem aproveitadas. Muitas são únicas, de encomenda para você. Mas vêm acompanhadas de dúvidas, dificuldades, névoas de desprezo, descrenças, medo. Eu a perdi e talvez não prove mais de um sabor destes. Outras vieram mais humildes e econômicas e não as desperdicei. Mas nada como a que joguei fora.

Quando chegar a sua vez, e espero que chegue, lembre-se de mim. Não como um azarado, um perdedor ou desperdiçador, mas como alguém que aprendeu, a duras penas, a ouvir a voz do coração. Oportunidades estão aí para serem tomadas e aproveitadas até a última gota. Nunca se esqueça que a vida por aqui é uma só, isso não é preview  nem making of. Pessoas que seguem a multidão somem bem no meio dela.

Não confunda oportunidade com oportunismo. Uma é prima da outra. Mas muito diferentes.
Fique atento. Quando a oportunidade vier, não a deixe passar!





Este foi o cenário que me inspirou a escrever esta matéria. Esta e muitas outras que estarão aqui no blog em breve!

● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template