MATÉRIAS

terça-feira, 11 de outubro de 2011

NIKON D7000 - A CÂMERA



Definitivamente, "A Câmera".


"A visão artística é, de longe, a peça mais importante de uma imagem. O equipamento é apenas uma forma de mostrá-la ao mundo." KEKO SINCLAIR


Quando minha equipe decidiu transformar nossas produções em 100% DSLR, logo foram falando em Canon 5D Mark. De imediato fui seduzido pela tentação de mergulhar de cabeça na marca, mas quando se trata de um investimento que não é baixo, tudo deve ser pensado, repensado e analisado. Foi aí que passei a estudar bastante sobre a Canon e Nikon. Entrevistei alguns fotógrafos e fui levantando informações. Percebi que nos comentários da maioria dos "Canonistas" havia uma dose enorme do marketing de produto e que as reais qualidades da câmera ficavam em segundo plano. Quem sou eu para dizer o que é bom e o que é ruim. Ainda mais num oceano novo para nós. Emoção de lado, coloquei a razão e o negócio em primeiro lugar. E pesquisei horas e horas sobre o mais novo modelo da Nikon, a D7000.
Juntei toda minha equipe e fomos para o estúdio da Baruque Produções, onde Eduardo, o proprietário, já estava familiarizado com a marca. Testes feitos, analisados, canalizamos nossas forças e nosso suado dinheiro na D7000. Não nos decepcionamos.


D7000 na GlideCam com grip e LED. Pronto pro trabalho.
Primeira barreira que encontramos ao ouvirmos a opinião dos Canonistas: A Nikon não é Fullframe, ela cropa as imagens. Pelo que decidimos fazer, o fato de não ser fullframe não causa problema algum. O fator de corte, que é uma perda de imagens de bordas em câmeras que não possuem um sensor de 35 mm não representa prejuizo algum. Inclusive gravamos um evento com uma D7000, uma canon T3i e uma canon 5D. Na timeline do projeto tudo abriu igual. As imagens foram idênticas. Então economizamos no investimento.
A D7000 oferece 16.2 MP de resolução. Gravação em FullHD de 1920x1080 a 24fps. O novo sensor CMOS é praticamente identico aos das Sony Alpha A55 . A ISO vai de 100 a 6400, expansível até 25600. A D7000 mantem o Live View durante a gravação de filme, recurso que outros modelos da marca não oferecem. Tudo é muito fácil nela. Para quem nunca havia manipulado uma câmera fotográfica, é muito fácil de aprender.


Menu prático e de acesso rapido
A decisão final em preferir a Nikon do que a Canon, foi a vantagem de poder mexer na ISO durante a gravação, sem necessitar de entrar em menus e submenus. Outro fator decisivo foi a D7000 gravar clipes de 20 minutos contínuos. Sem falar que mostra o time code no display, em contagem regressiva. Durante a gravação de um casamento, por exemplo, você pode prever quando ela irá parar a gravação e disparar novamente o REC ou para antes em um momento oportuno. A Canon, além de não ter o contador, ainda grava clipes de apenas 12 minutos. A Nikon não super aquece, pode colocar na pauleira que ela se mantém firme. Ah sim, a D7000 ainda tem dois slots para usar 2 cartões SDHC simultâneamente.


Lente 10.5mm 2.8 para tomadas de grandes planos abertos
Na aquisição das lentes, se compararmos as Canon, também tivemos valores um pouco inferiores e que significaram economia no bolso. Nosso pacote de cinematografia incluiu 03 Nikon D7000, 01 tripé Manfrotto, 02 Monopés Manfrotto 562B (pé de galinha), 02 LED HDV Z96, 01 LED COMER, 02 grip Mekel, 06 baterias EL15, 01 gravador TASCAM D-40, 01 GlideCam HD2000, mochilas KATA, além dos jogos de lentes.


Lentes Nikon. Excelente custo-benefício
Com o conforto que as filmadoras dão com recursos disponíveis na ponta do dedo, nos acostumamos a colocar tudo em "piloto-automático" e gravar o evento, editar e entregar. Com a chegada das DSLR, um novo estímulo apareceu e inundou toda equipe Memory. Estas câmeras estimulam a trabalhar nas imagens, lapidar cada cena e buscar o melhor resultado. " É como se tivéssemos uma pedra bruta nas mãos e que temos que transformá-la em diamante", diz nosso editor Alex Birck. As DSLR proporcionam novo prazer em gravar imagens, já que a cada take você roteiriza a cena e coloca emoção no aperto do REC. É indescritível. Lentes com aberturas F/2.8, f/1.8, f/1.4 permitem que o cinegrafista não precise de luz alguma. É simplesmente ele, a câmera e sua criatividade.
Estamos assim: cheios de empolgação a cada filme finalizado e acompanhando, online, os views deles postados no nosso canal do Vimeo.
Se você quiser acompanhar nossa trajetória em DSLR, acesse: http://vimeo.com/user999949/videos 


Seguem as lentes que devem fazer parte de um kit básico de DSLR
Nikon 10.5mm 2.8
Nikon 24-70mm 2.8
Sigma 20mm 1.8
Tamron 70-200mm 2.8
50mm 1.2
20mm 2.8
35mm 2.8



Vamos falar um pouco de alguns recursos ótimos da D7000.


Posições U1 e U2 guardam configurações feitas por você.
A D7000 possui duas memórias de presets que você mesmo define. Recupera bancos de dados completos apenas girando um botão. Cada posição, tanto U1 quanto U2, salva configurações de cor, contraste, focos automático ou manual, exposição e tudo o que você puder definir como de interesse seu. Por exemplo. Vamos supor que você necessita em um determinado ambiente, fazer um balanço de branco, compensações nas exposições, configurar a ISO ou algo mais, escolha U1. Se em outro ambiente, por exemplo, a externa de um cerimonial, você precise fazer outro ajuste de branco, foco manual, use o U2.
Os modos U1 e U2 são fáceis de configurar. Basta definir na D7000 como você deseja que ela opere e pressione:
MENU> SETUP> Salve as configurações de usuário> (selecione U1 ou U2) configurações> Salvar, e as configurações da câmera ficarão salvas até você precisar alterar alguma coisa. Mesmo desligando a D7000 as informações continuarão salvas. Desde que você não gire o seletor. Se você girar o seletor de U1 ou U2, todas as mudanças que você fez apagam-se instantaneamente. Isso se você não salvou de dentro do sistema de menu. Se você quiser fazer uma mudança permanente para as configurações de U1 ou U2, basta fazer as configurações pessoais novamente, me ir em Menu> Configuração> Salve as configurações de usuário> (selecione U1 ou U2) novamente e pronto.



O sistema AF da D7000 trabalha em quatro dimensões. A primeira dimensão é a distância. A segunda é o tempo, com as configurações do sistema AF-mode. As duas outras dimensões são de cima para baixo e esquerda para direita, que são lidas instantaneamente pelos 39 diferentes sensores de AF. Você pode controlar a forma como a D7000 usa todos os seus 39 sensores de AF com os controles de Área do AF-mode.
O controle de AF Area-modos e AF-System modos (AF-S, AF-C e AF-A) são selecionados pressionando o botão e segurando-o na simples alavanca em destaque na foto acima.
Pressione e segure este botão, o botão de frente e controles AF Area-modos (todos, alguns em 3D, etc), e selecione o disco traseiro entre as opções AF-S, AF-C e AF-A.
O visor exibe o que você está fazendo, assim você pode ir ajustando sem tirar os olhos durante a gravação. Esses modos também são salvos nas posições U1 e U2.


Formatação
Assim como as filmadoras que usam cartão, eu sempre sugiro que se formate os cartões a cada vez que coloque na D7000. Ele apaga completamente o cartão de memória e o formata de forma correta para uma perfeita compatibilidade. Mas faça isso na câmera, jamais pelo computador.A formatação não é algo obrigatório, mas garante que os dados e problemas de compatibilidade não irão lhe surpreender.


Itens fantásticos
A D7000 tem um espaço secreto onde você pode adicionar informações pessoais, como seu nome e telefone. Isso é bom pois fica registrado em cada foto digital ou mesmo nos arquivos de imagens seus contatos, alem direitos autorais da imagem. Bom para o cliente lembrar de você, bom para descobrir se estão lhe tentando vender uma câmera roubada. Outra boa coisa é o ajuste de linha horizontal onde as cenas podem ficar registradas de forma correta com o horizonte terrestre. Ainda, dois slots para cartão sdhc, que significa uma grande autonomia para quem quer filmar eventos que necessitem de continuidade sem interrupção.



Para gravação de áudio onde o som ambiente é fundamental, seu pequeno microfone frontal é apenas um quebra galho. Você vai precisar de um shotgun que poderá ser ligado na entrada de microfone externo,  ou fazer como a maioria, utilizar gravador externo, como Zoom Q3, H2, H2N ou o Tascam D-40. Não confie no som de câmera. Nosso primeiro trabalho com ela, gravando uma banda no cerimonial de um casamento, foi um desastre. Na gravação da pista de dança todo o áudio foi perdido, com picos altos e graves distorcidos. Salvamos o evento pois já havíamos feito outros trabalhos com a banda, assim pegamos apenas nossos arquivos de som e substituímos na timeline. Ufa!


Principais Características
16.2MP Sensor CMOS
Gravação de vídeo HD 1080p com plug para microfone externo
ISO 100-6400 (mais H1 e H2 equivalente a ISO 12800 / 25600)
39 pontos de leitura de  sistema AF com rastreamento 3D
Novo sensor de medição de 2016 pixels
Sistema de Reconhecimento de Cena 
Slots duplos para cartão SD
Tela LCD 921 mil pontos e 3 polegadas
Botão de REC Live View / filme
Até 6 disparos contínuos de fotografias
Seletor de modo bloqueável
Obturador testado para 150 mil cliques
Sensor de alta resolução
Escolha de 12 bits ou 14 bits NEF (RAW)
AF utilizável durante a gravação de vídeo
Corpo de liga de Magnésio resistente e anti poeira
Modo único de avanço de quadro
Visualização pelo LCD em 100% real
Nova EN-EL15 bateria de lítio-íon


Fornecedores dos Equipamentos
Nikon D7000 e Gravador TASCAM - bhvideo.com.br
Grip D7000 - João Pinto - casadogrip@yahoo.com.br
Lentes, monopés e mochilas - Fábio Burine
LED Light - binoculosvanessa.com.br
GlideCam - joelfilmes.com


Tutorial para usar todos os recursos de sua Nikon D7000
http://www.nikondigitutor.com/eng/d7000/index.html


Um filme feito pela Memory Brasil usando a Nikon D7000. Outro nível!


Next Day Edit - Giselly e Emerson from Memory Produções Brasil on Vimeo.


Um casal fora de série que permitiu a nossa equipe o registro da sua história de amor. Passamos um dia inteiro captando cada detalhe, do noivo, da noiva, da festa. O resultado nós apresentamos aqui, no nosso
Next Day Edit.
Equipe Técnica
Imagens - Alex Birck, Cesar Magreen, Keko Sinclair
Edição vídeo - Alex Birck e Cesar Magreen
Edição Áudio - Keko Sinclair
Gravado na Igreja São Gonçalo, Vitória ES
Cerimonial Le Buffet
Cerimonialista - Stella Miranda Eventos
Equipamentos
02 Nikon D7000
Lentes 35 mm 2.8 - 50mm 1.4 - 24 70mm 2.8 - 10.5mm 2.8
GlideCam HD2000
Tascam D-40
Slider HomeMade
LED Z96
Monopé Manfrotto

● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template