MATÉRIAS

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SONY PMW EX3 - INCRÍVEL



Testei a super poderosa câmera Sony PMW EX3 que grava em XDCam nos cartões SXS e tem uma qualidade de imagem indescritível. Ela é full HD e possui lentes intercambiáveis permitindo uma maior gama de configurações para todo tipo de captação. Um Boing!


A PMW-EX3 é compacta, um pouco maior que a linha Z e NX com boa pegada e extremamente leve. Incorpora 3 sensores FullHD, sensores CMOS, com aspect ratio de 1920 X 1080. Possui ainda taxa de quadros selecionáveis entre progressivo e entrelaçado, podendo operar em 29,97 fps ou 23,98 fps. Perfeita para produções cinematográficas. O modelo testado possui diversos recursos que as linhas Z e NX também tem, que são ajuste de gamma, gravação por intervalos e Picture Profile. Um item exclusivo é a capacidade de operação multi-cameras, o que significa que  controladores profissionais podem ser acoplados e controlados a distância.



Um detalhe que é "o detalhe" é um prolongador traseiro que faz com que ela possa ser operada apoiando-se no ombro, dando uma incrível estabilidade. O foco é preciso e possui os mesmos ajustes da família Z, com o anel de foco no automático na posição frontal, e manual na posição mais atrás. Eu poderia comparar a perfeição de ajuste automático da PMW com as saudosas PD, onde era só apontar e pronto. Tudo focado. Outro implemento gratificante é a função Peacking  que ajuda o operador a focar a camera manualmente de forma rápida e precisa. Ela acentua o contorno da imagem com cores pré-selecionadas obtendo-se um contorno nítido para a focagem. Outro ponto forte é a opção estabilizadora de imagem, que minimiza o movimento das mãos quando a câmera é operada fora do tripé.




Um outro detalhe que me chamou a atenção é o prolongador de LCD que se transforma em um grande view finder. Assim pode-se operá-la com conforto durante locações externas com muita claridade.
Para fãs do esporte um recurso que vai agregar muita criatividade nas captações é a função câmera lenta e câmera speed, capturando de 1 a 60 quadros por segundos, no modo 720p e de 1 a 30 quadros por segundo em 1080p. A captura é sem perda e em resolução total. Após a gravação pode-se assistir a imagem instantâneamente na câmera mesmo.




Um dado importante é que a PMW EX3 opera com os cartões de memória flash fabricados pela Sandisk e denominados de SXS (Lê-se S by S). O modelo apresentado vem com um cartão de 16Gb. Mas existem outros tamanhos no mercado, como 8Gb e 32Gb. Os cartões foram desenvolvidos para suportar grandes arquivos a altas taxas de transferência. O preço é salgado. Na promoção o de 32Gb estava custando R$ 1.700,00. Na lateral tem duas entradas, ou slots para receber 2 cartões. Quando um estiver cheio o outro continua a gravação instantâneamente e sem pausa. 32Gb são capazes de armazenar até 2h02m de imagens full. Portanto uma câmera dessas não é a mais indicada para trabalhos na área social.



Além dos tradicionais recursos encontrados na nova safra de câmeras Sony, tais como os ajustes Picture Profile, teclas auto-programáveis para funções mais usadas, foco e íris em aneis separados, ela possui gravação por quadro, ajuste do obturador eletrônico por frações de segundos, ajuste de gamma no padrão CineAlta e muito mais. Uma câmera muito versátil, mas para poucos.


O preço da PMW EX3 gira em torno dos R$ 23.000,00. Um equipamento e tanto para quem quer focar seu negócio em altas produções a nivel de filmes, VTs e campanhas internacionais. O retorno é certo.

Agradecimentos: Kleber e Márcio da BH Video, sempre apoiando em todas as empreitadas. Meu muito obrigado.

● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template