Canon T3i. Extremamente leve e prática. (Fotos feitas com GoPro) |
Com porte leve, elegante e encorpado, a nova T3i veio para dar uma opção de DSLR mais barata que as top de linha da marca, como a 5D mark e 7D. Para quem deseja mergulhar de cabeça no mudo DSLR, ela é extremamente prática, acessível e faz com muita qualidade fotos e filmes em alta definição. Aliás, FullHD.
Não há mais o que discutir ou questionar. Cada dia os clientes querem imagens mais parecidas com cinema. E cabe a nós, cinegrafistas, entrar na demanda de mercado ou literalmente cair fora. Mas não é o fim das filmadoras. É se reposicionar em um cenário cada vez mais alucinante em termos de novidades.
Mas vamos ao assunto
A camera que recebi foi comprada para atender a trabalhos diferenciados juntamente com nosso kit Letus Elite. O teste foi feito exclusivamente com a lente padrão que acompanha o modelo. Uma 18 – 55mm f/3.5-5.6, tida como uma lente dura, que precisa de bastante luz. Mesmo assim a simplicidade da lente não fez feio. Um cinegrafista que esteja com o orçamento apertado pode trabalhar tranquilamente com ela. Com o passar do tempo sentirá necessidade de adquirir novas opções de lentes. Sugiro uma wide e uma tele. Mas só pra começar. Depois vem a macro, olho de peixe, super tele...
Com o LCD articulável de 3 polegadas, a T3i facilida a visualização das imagens gravadas e no conforto do operador. Inspirada na poderosíssima 60D. Tem ainda sensor de 18 megapixels e opções variadas de vídeo (1080p/24fps – 1080p/30fps – 720p/60fps, etc). O fotômetro possui 63 áreas de medição e o ISO vai de 100 a 6.400. Outros recursos interessantes são uma simulação de lente olho de peixe e noise reduction que reduz ruidos durante filmagens noturnas. Uma redução que impressiona. E mais: Efeitos Toy Camera, Grain B/W e Soft Focus.
Outra maravilha é o novo processamento DIGIC 4 de 14 bits que permite dar um destaque azul deslumbrante a um céu límpido e o degradé dos vários tons de cores.
Com botões acessiveis ao dedo sem muita burocracia, você muda de filme para foto ou vice versa de forma rápida.
Para os videomakers de casamento, uma informação útil. Ela grava clipes de 12 minutos a pára. Será necessário apertar o REC novamente para continuação da gravação. Como é comum a câmera superaquecer em gravações contínuas, a presença de uma filmadora como câmera principal será fundamental, pelo menos na igreja.
Mais destaques relevantes
High light tone priority – Prioriza texturas de objetos e tecidos.
Lens peripheral illumination correction – retira vinheta das cenas gravadas.
Mais de 60 tipos de lentes. Basta criatividade. E dinheiro.
Lente grande angular – Ideal para cenas abertas, com cara de cinema.
Lente macro – Mostra a beleza intrínseca dos nomes dos noivos esculpidos na aliança.
Lente Tele – Grave cenas com extrema profundidade de campo e distantes do casal.
Principais características
Sensor CMOS de 18 megapixels
Modo de Cenário Inteligente Automático
Vídeo EOS Full HD
Guia rápido de Funções no LCD
Disparos continuos a 3.7fps
AF de 9 pontos
LCD rotativo de 7,7cm (3 polegadas)
Basic+ e Filtros Criativos
Controle wireless do flash integrado
Pedra da Cebola (Onion Stone) from Memory Produções Brasil on Vimeo.
Mais um filme produzido pela Memory Brasil para um colunista de jornal
Mauricio Prates Ano 13 from Memory Produções Brasil on Vimeo.
Mais um filme produzido pela Memory Brasil para um colunista de jornal
Mauricio Prates Ano 13 from Memory Produções Brasil on Vimeo.