MATÉRIAS

quinta-feira, 28 de julho de 2011

COMO DIVULGAR O SEU NEGÓCIO A CUSTO ZERO

http://www.youtube.com/user/keko29sinclair


Tenho uns 17 anos de mercado, como empresário, na área de produção de vídeo. Como radialista credenciado, lá se vão 33 anos de estrada.

Já anunciei em revistas, jornais, radios, carro de som, banner em eventos e páginas amarelas. Em rádio, fiquei exatamente 1 ano com um spot de 30” sendo veiculado diariamente. Nunca fechei um negócio por esses veículos. Quando voce está exposto neste tipo de mídia, quem liga para seu telefone está atrás de preço e não de qualidade. Como trabalho com valores acima do mercado pois vendo serviço de alta qualidade agregada, os anúncios se transformam em anti-anúncios para a produtora. Já fui chamado de ladrão, sem noção, vendedor de ouro, já recebi muito “tu-tu-tu” na cara (telefone sendo desligado), o famoso "pode deixar que te retorno"...e por aí vai. Então aprendi que a melhor propaganda é o boca a boca de meus clientes. Eles já vem preparados por quem eu já atendi e só querem saber como pagar e não quanto pagar.

Não invisto mais nenhum centavo em lugar algum, mas tenho um outdoor numa movimentada avenida de minha cidade para manter institucionalmente a marca. Como o terreno é da família, o anúncio foi colocado como permuta e sai de graça. Todo mundo vê.  Ms retorno mesmo, nada. O grande mercado publicitário do século XXI hoje se chama internet. E como sinonimo, Google. Participo de concorrências e é ali que empresas e órgãos do governo buscam orçamentos para concorrências e pregões. Fechamos muitos trabalhos através de contatos de outras praças através de nosso site e vídeos postados na web.

Mas o tal de cliente de vídeo social só é bom quando alguém já falou de você pra ele. Revistas e jornais, rádio, panfletagem, faixa, banner, etc.....neste caso, o retorno é o mínimo possível. Só se você trabalhar baratinho, quase de graça, talvez consiga fechar um evento através destes meios. Um bom exemplo e que fiz um teste, foi participar de uma comunidade do Orkut chamada Noivas & Cia. Coloquei meus contatos oferecendo meus serviços. Todo dia tinha um recado de uma noiva querendo mostruário e valores. Só perdia meu tempo. Por Orkut, noiva quer pagar R$ 1,99. Então para não queimar meu filme, caí fora da tal comunidade.


Hoje, como estratégia de negócio, uso corporativamente o site da produtora, uma conta no Wordpress, uma no Vimeo e o mais forte, um canal personalizado no Youtube. É no Youtube que os trabalhos da Memory aparecem como vitrine para o mundo. Minha dica é, se você quer usar os recursos do Youtube ou Vimeo a seu favor, procure separar as coisas. Vídeos caseiros e pessoais não se misturam a vídeos de trabalhos profissionais. Não é uma regra. Há excessões. Eu mesmo, de quando em vez, coloco umas brincadeiras no canal, mas que sempre tem um cunho profissional por trás. Como mostrar um determinado equipamento, a produtora em si, etc.
O cliente vendo seu trabalho e, instantaneamente, comparando a outros, já vem mais motivado a negociar e fechar com sua empresa. Para facilitar ainda mais e até fazer uma triagem, coloco em um link oculto a tabela de preços de meus serviços, assim o cliente interessado por meus produtos somente vai chegar a mim se quiser fechar negócio. Não perco tempo discutindo valores. Apenas apresentando soluções para seus eventos.

Outra boa forma de divulgar seus serviços, é participar de feiras dentro do seu ramo de negócio. É um investimento que não é barato e que certamente não lhe dará um retorno imediato que pague seus gastos. Mas é muito institucional e funciona como uma forma de mostrar sua empresa para seu mercado local. Eu, particularmente, nunca me interessei em participar de feiras. Os canais que mencionei já me dão um bom retorno sem precisar investir tanto.

Esta é minha opinião muito pessoal de como vejo a divulgação dos serviços de vídeo. Não significa que você deva concordar ou pelo menos tentar estes tipos de anúncios. Mas a cada proposta de colocar seu nome na mídia, pesquise, pense, planeje. Literalmente nosso dinheirinho é suado e cada 1 centavo investido deve trazer 1 real de retorno. 

http://www.memoryproducoes.com.br/index2.html

● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template