MATÉRIAS

sábado, 5 de fevereiro de 2011

NIKON D3100 - PREÇO BOM, ATITUDE MÉDIA


nova sensação da Nikon veio para desbancar a digital single-lens reflex da Canon, a T2i, em tudo: preço, qualidade, tecnologia. Agora fazer cinema pode estar ao alcance de suas mãos, e do seu bolso.



Ao lançar este mais novo produto, a Nikon pretende que a D3100 seja uma das câmeras mais vendidas do mundo, assim como sua antecessora, a D3000.

Para quem quer uma DSLR acessível em primeiro lugar, as primeiras impressões são boas. É importante destacar que dentro de meu conhecimento generalizado, não domino tecnicamente o mundo das DSLR, mas pretendo aqui mostrar um cara comum querendo filmar com uma câmera fotográfica. E exponho meus sentimentos ao realizar tal façanha. Então os críticos e profundos conhecedores que me perdoe.



A D3100 é a primeira DSLR da Nikon a ter opção de gravação de vídeo em Full HD capturado a 24 quadros por segundo e disponibilizando em formato MPEG4.

A Sony, como concorrente direta deste produto, serviu de referência para alguns avanços da Nikon, quem diria, e incluiu um "Guia avançado” sobre as melhores opções de captura de imagens disponíveis no display. São 13 opções que apresentam o tipo de imagem que pode ser feita com a câmera e permite ainda que a opção selecionada sofra mais algum ajuste personalizado no modo manual.
Para uma fácil visualização, a tela LCD está equipado com um recurso que a Nikon batizou de Live View, o que é comum em filmadoras, visualizar instantaneamente as imagens sendo gravadas. Por ser uma tela grande, pode-se ver os pixels em forma de grão, dando uma impressão de imagem de péssima qualidade. Isso não acontece, por exemplo, em uma D90 ou na 5D Mark.




No Brasil a D3100 não pode ser comprada apenas o corpo, somente com uma lente 18-55mm ideal para iniciantes e que cobre a maioria dos eventos básicos com extrema precisão. Evoluindo, o usuário sentirá a necessidade de mais jogos de lentes, teles, wide, etc.


Um outro recurso atraente e ótimo para quem não está acostumado a filmar com uma pegada de câmera fotográfica é a estabilização de imagem ou "Vibration Redução (VR). E falando em pegada, o que pude perceber é a manopla de encaixe dos dedos da mão esquerda, pequena e estreita por sinal, o que atrapalha para quem tem dedos longos ou grossos. Acredito que o tamanho da caixa em si seja para deixar o custo final do equipamento bem atraente. Mas dá uma sensação que poderíamos estar agarrando a câmera bem melhor.


A Nikon D3100 afirma que é a primeira câmera com focagem automática  durante a gravação de vídeos, mas infelizmente esse recurso, que a primeiro plano parece que será extraordinário, não é muito preciso. A lente fica louca buscando o foco de um objeto de primeiro plano, num frenesi de vai e volta assustador. Como o áudio está diretamente ligado ao zoom da lente, ele vai se estragando também.  Então o jeito é trabalhar em manual, como todas as outras concorrentes. Outra coisa que não aparece nas cenas gravadas é a famosa profundidade de campo, ou desfoque de fundo. Acredito que seja pelo conjunto de lentes oferecidas no conjunto.


Especificações técnicas
Sensor de Imagem é de 14 MP CMOS DX (23,1 x 15,4 mm)
4608 x 3072 pixels nativos, também 3.456 x 2.304 [M] e 2.304 x 1.536 configurados [S].
ISO: Auto, 100-3,200, ISO 6400 e ISO 12800.
White Balance (7 opções): Auto, incandescente, fluorescente, luz solar direta, Flash, Nublado, Sombra, manual predefinido.
Controles de Imagem: Standard, Neutro, Vívido, Monocromático, Retrato, Paisagem, a partir do  Controle de Imagem tudo pode ser modificado.

Vídeo Full 1.920 x 1.080 somente com 23.976 fps. 
1280 x 720 com 29.97fps, 25fps e 23.976p. 
E ainda um formato de 620 (SD em 4:3).
Tempo máximo de gravação: 10 minutos.
Extensão MOV que armazenam dados H.264/MPEG-4.
Áudio: Microfone interno mono, gravação PCM linear.
LCD de Baixa resolução, apenas 230 mil pontos (contra 920 mil como a D90, e D300s d3s).
Armazenamento  em cartões SD, SDHC ou cartão SDXC, com máximo de até 64GB.
Saídas USB.
Tipo C mini-pin conector HDMI.
NTSC e PAL.

Conclusão
Resumindo, a Nikon D3100 não é lá essa câmera que todo videomaker sonha e nem chega aos pés de uma 7D ou 5D Mark, mas cumpre o que promete com um preço bem acessível. Muito mais barata que sua concorrênte direta, a Canon T2i.
Vamos dizer que a D3100 é uma espécie de escolha para ingressar neste mundo das DSLR e para quem ainda não possui uma SLR digital, mas que deseja um resultado profissional nos seus primeiros trabalhos. É o meu caso.

Eu já tenho a minha. Minha primeira!






● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template