MATÉRIAS

domingo, 1 de agosto de 2010

EDITANDO COM iMAC i7

Já dirigiu uma Ferrari? Não?
O prazer é o mesmo ao se editar vídeos no novo iMac i7 27,5 Pol com tela LED. Esqueça o PC, esqueça o Windows, esqueça o Gill Gates. Viva Steve Jobs!


Resolvemos mudar todo o nosso perfil começando com toda a estrutura de edição da produtora. E resolvemos apostar na maça mordida. Há tempos trocávamos idéias com a turma dos Mac. Achávamos uma turminha metida a besta, com papo elitizado, tipo "não me misturo com a turma dos PCs". Bom, adivinhe o que aconteceu? Ficamos metidos a besta! No bom sentido, é claro.


Parece uma coisa de magia. Ao colocar em sua bancada um Mac, sua personalidade, seu olhar, sua criatividade, tudo se transforma. E pra melhor. Hoje é fácil entender porque essa diferença de opiniões e espaços entre fãs de Mac e fãs de PCs. Pilotar um Mac é como se dirigisse um carro que não desse problemas nunca, e é a mais pura verdade. O prazer começa em abrir a caixa onde cada item é embalado cuidadosamente, como se fosse o próprio Steve Jobs preparando sua encomenda e dizendo: "Esse vai pro Keko."


O modelo testado é um iMac i7 2,93 Ghz Quad Core Intel Core i7, 8Gb 1333Mhz DDR3 SDRAM, HD 1 Tb Serial ATA Drive, ATI Radeon HD 5750 1Gb GDDR5 SDRAM com Adobe Premiere CS5 e Final CUT instalados. Basta acessar o site da Apple, selecionar o produto, montar a configuração e pronto. Em alguns dias a sua estação de edição está sendo entregue na porta de sua casa ou estúdio, sem pagar um centavo pelo frete.


Editando - Pode-se colocar qualquer tipo de vídeo na timeline do Premiere. De WMV a vídeos FullHD. O iMac topa tudo e nem pisca ao se dar o play. É rápido em tudo, começando ao ligá-lo. Em segundos está tudo na tela de LED. Estreiamos nossas estações com um projeto desafiador. Uma vídeo aula de guitarra, gravada em Full e com aplicação de diversos efeitos e filtros. Um detalhe: Na nossa antiga ilha PC, só de tentar abrir o projeto em Full, o Premiere fechava e travava o computador. No iMac nem cosquinha faz!


Quando se trabalha com Mac toda a referencia do PC deve ser esquecida. É como se, de uma hora para outra você passasse a dirigir um carro automático, e com mão inglesa. Muitos detalhes fundamentais mudam, de nomes a posições. Um exemplo é o Explorer que no Mac se chama Finder e outro são os botões de fehar ou minimizar janelas, que são em posições opostas ao Windows. No iMac é tudo mais prático e inteligente. O arquivo nativo do iMac é o MOV e não o AVI, então significa que quando você captura as imagens de uma câmera, o iMac já transforma em MOV, fidelizando a originalidade do arquivo durante a importação. Na timeline, pode-se aplicar qualquer efeito ou filtro e assistir em tempo real o resultado final, sem necessidade de renderizar para ver como ficou. E a velocidade do render chega a ser humilhante. Um projeto tosco que migramos do PC para o iMac, que pedia 36 horas de render na antiga plataforma, foi processado em 6 minutos. É como se tivéssemos saido da internet discada para as velocidades atuais da web.


Depois do projeto finalizado, abandonamos o Encore e partimos para queimar nosso vídeo no iDVD. É outro nível. Das opções de menu a navegação, tudo fica com cara de profissional. Sentimos falta de um queimador de Blu Ray, mas segundo Job, ele não acredita em mídias fisicas e já decretou a morte do disco azul. Segundo ele as mídias do futuro serão removíveis, então o cliente vem com um dispositivo e o arquivo será transferido. Nada de disco. Por isso o iMac vem com apenas gravador de DVD.
Conclusão: Com os novos modelos de cameras gerando cada vez mais arquivos de alta definição e de tamanhos enormes, os computadores tem que ser cada vez mais potentes. O custo final de uma super ilha baseada em plataforma Windows fica praticamente próxima a um investimento em Mac. Então sugiro que você invista na maça. Não tem erro. Quando entro na produtora e vejo o iMac na bancada, é como se estivesse entrando em minha garagem e vendo uma Ferrari estacionada ali. Sem exageros, sem superlativos. A mais pura verdade.
I Love iMac!


...


● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template