MATÉRIAS

▉ O PONTO DE ENCONTRO DOS CINEMATOGRAFISTAS DO BRASIL ▉

Loading...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

CORRESPONDENTES DE GUERRA

Robert Capa - Sua história vai virar filme. Não é sempre que acontece isso em nossas vidas.


Fotógrafos e cinegrafistas, correspondentes de Guerra
Muitas vezes vemos belas fotos em revistas e sites sobre a guerra. Desde as primeiras guerras até as mais recentes, do Golfo, sempre tem profissionais corajosos arriscando suas vidas juntos com os exércitos em combate. Quando os primeiros combates começaram, eles estavam presentes com suas câmeras na mão. Nesta postagem, quero destacar o trabalho do primeiro fotógrafo a ir em campo, e ele representa, até hoje, todos aqueles que ainda estão cobrindo guerras e muitas vezes pagam um preço muito alto pelo seu trabalho.


Robert Capa
Robert Capa (1913/1954), era um fotógrafo húngaro que cobriu cinco guerras diferentes: a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Segunda Guerra Mundial na Europa, a guerra de 1948 entre árabes e israelenses, e a Primeira Guerra da Indochina.


Ele documentou o curso da Segunda Guerra Mundial, em Londres, norte da África, a Itália, a Batalha da Normandia em Omaha Beach e da libertação de Paris. Suas fotografias de ação, como as tomadas durante a invasão da Normandia de 1944, retratam a violência da guerra com um impacto único.


Em 1947, Capa foi co-fundador da Magnum Photos, com o fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson. A organização foi a primeira agência de cooperativa de fotógrafos independentes em todo o mundo.


No início da II Guerra Mundial, Capa estava em Nova York. Ele tinha se mudado para lá e foi a Paris à procura de trabalho e para escapar da perseguição nazista. A guerra levou Capa para várias partes do Teatro Europeu como profissional da fotografia. Até que surgiu a oportunidade de cobrir uma guerra, no meio dela. Ele era o único "inimigo estrangeiro" fotógrafo para os Aliados. Em 07 de outubro de 1943, Robert Capa foi a Nápoles com o repórter da Revista Life Will Lang Jr. e fotografou o bombardeio dos correios naquela cidade.


Seu trabalho mais famoso ocorreu em 6 de junho de 1944 (Dia D). Ele estava armado com duas câmeras Contax II montadas com lentes de 50 milímetros e vários rolos de filme de reposição. Capa levou 106 imagens nas primeiras horas da invasão. No entanto, um funcionário do escritório em Londres cometeu um erro na câmara escura, e derreteu a emulsão nos negativos em três rolos completos e mais da metade de um rolo. Somente onze fotos no total foram recuperadas. Capa nunca disse uma palavra para o chefe do escritório de Londres sobre a perda de três rolos e meio de seu filme no desembarque do Dia-D.


No início de 1950, Capa viajou ao Japão para uma exposição associada com a Magnum Photos. Enquanto estava lá, a revista Life lhe pediu para ir em missão ao Sudeste Asiático, onde os franceses haviam lutado por oito anos na Primeira Guerra da Indochina.


Apesar do fato de ter jurado não cobrir outra guerra, poucos anos antes, Capa aceitou e acompanhou um regimento francês com dois outros jornalistas da Time-Life, John e Jim Mecklin Lucas.


Em 25 maio de 1954 às 02:55, o regimento estava passando por uma área perigosa, sob fogo cruzado, quando Capa decidiu deixar o Jipe ​​e ir até a estrada para fotografar o avanço. Cerca de cinco minutos depois, Mecklin e Lucas ouviram uma explosão; Capa tinha pisado numa mina. Quando eles chegaram ao local ele ainda estava vivo, mas sua perna esquerda havia sido destroçada e tinha um ferimento grave no peito. Mecklin pediu um paramédico e Capa foi levado para um pequeno hospital, onde foi declarado morto na chegada. Ele morreu com sua câmera na mão...


Agora sua história vai virar filme. Algo raro em nossa profissão, mas possível!



Mais sobre o assunto:
http://www.magnumphotos.com/Archive/C.aspxVP=XSpecific_MAG.Biography_VPage&AID=2K7O3R14TSPQ

● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template