MATÉRIAS

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

AJUSTES MENU SONY NX5




EXPLICAÇÕES DE AJUSTES DA CAMERA NX5

GAIN SET: Use valores de 0 dB, 9 dB e 18 dB para o L, M e H, respectivamente. [Ajustes de ganho negativos até 21dB possuem muito ruído]
GAIN SMOOTH: OFF [Quando estiver ativado - ON - a mudança acontece devagar]
GAIN HYPER: OFF [Você pode definir um botão para este ajuste em vez de ir ao menu para ativar o ganho hyper. É útil se você tiver que tirar que gravar na escuridão quase total. A Imagem será extremamente ruim]
AGC LIMIT: OFF [Ganho automático é bom estar desabilitado. Se estiver usando, significa que a situação é extrema e com mudanças rápidas, e será limitada]
MINUS AGC: ON [Sempre me for gravar ao ar livre com sol brilhante, é muito útil]
IRIS RING ROTATE: NORMAL [Dessa forma você fará os ajustes de Iris pelo anel da lente]
WB PRESET: OUTDOOR [Você pode deixar assim para filmar cenas gerais. Ele pode ser ajustado com precisão. Alguns usuários gostam em MANU WB TEMP para ter melhor controle manual sobre o balanço de brancos, e alguns efeitos divertidos podem ser obtido aqui]
WB NÍVEL OUTDOOR: 0 [Ao ar livre ele gera cor neutra, e modo zero é o padrão. Mas pode ser facilmente ajustado durante as filmagens]
WB TEMP SET: 6500K [Você define o valor inicial padrão. Para o ajuste manual de temperatura de cor, MANU WB TEMP. Lembre-se: Quanto mais alto, mais quente, mais baixo, mais frio]
ATW SENS: INTELLIGENT [Se for usar balanço de branco automático, deixe assim]
SMOOTH WB: OFF [Se quiser mudar o equilíbrio do branco através da chave na lateral da câmera, ela muda instantaneamente]
AE SHIFT: OFF [Se estiver filmando no modo automático enquanto se move dentro e fora de uma área que constantemente muda de temperatura, você terá configurações adequadas à situação específica]
AE RESPOSTA: FAST [Se estiver usando exposição automática, poderá reagir o mais rápido possível às novas condições. Você também pode querer retardá-lo caso não goste de mudanças abruptas]
AUTO LIMIT IRIS: F11 [O bom é deixar como está, porque muitas vezes você vai filmar em ambientes com muita luz e deve estar preparado para lidar com superexposição. Tenha em mente que as aberturas muito pequenas de íris, por exemplo, f11, causa uma redução significativa na nitidez da imagem devido à difração, embora a profundidade de campo seja maior. Se você quiser manter sua imagem nítida ao máximo, defina o limite de auto íris para f5.6. Você pode manipular as imagens em situações brilhantes, usando o filtro de densidade neutra (ND) definido em 3]
FLICKER REDUZIR: ON [Quando for gravar com luzes fluorescentes e telas de computador, o recurso de flicker detecta automaticamente a vibração das imagens. Se sua câmera pode detectar automaticamente este e acabar com ele, melhor. Se você quer que a vibração seja como um efeito, desligue essa configuração.]
BACK LIGHT: OFF [. Se você quiser usar esse recurso, que ajuda a obter auto-exposição correta de motivos em contraluz, você deve definir um botão de atribuir a ligá-la em off]
DESTAQUE: OFF [. Se você quiser usar esse recurso, que ajuda a obter auto-exposição correta de iluminação concentrada, você deve definir um botão de atribuir a ligá-la em off]
STEADYSHOT: [Este recurso é interessante se você estiver gravando sem a câmera estar estabilizada, gravando em um carro em movimento ou algo que transmita vibração]
AF ASSIST: ON [Se você está em modo de foco automático e a câmera simplesmente não está se concentrando em um assunto óbvio (às vezes de forma irritante) você pode substituir o autofocus temporariamente e usar o foco manualmente girando o anel de foco. Se o assunto que você manualmente focar não está perto do centro do quadro ou não é óbvio, a câmera pode autofocar de volta ao assunto original "de forma errada". Se o ASSIST AF estiver em OFF o anel de foco não terá efeito quando a câmera estiver no modo de foco automático]
FOCUS MACRO: ON [Este ajuste permite que a câmera foque em assuntos perto demais. A sugestão é que ela fique desativada e que você apenas ative quando necessitar de gravar algo perto demais]
HANDLE ZOOM: 1 [Se você quiser  zoom em uma velocidade fixa, o 1é o valor mais lento possível]
ZOOM SPEED: OFF [A velocidade de zoom padrão é muito rápido, e a velocidade do zoom é muito barulhenta em mics internos. Se quiser utilizar o zoom muito rápido você pode manipular manualmente com o anel de zoom da lente.]
EXTENDER D.: OFF [Isto degrada a qualidade da imagem, então não arrisque fazer isso acidentalmente. Se o assunto estiver distante, ative, grave, e desative]
FADER: OFF [Você pode criar um fade ao final das gravações. Mas sugiro que faça isso na edição]
x.v. COR: OFF [Recurso intrigante. Prefirimos não comentar]
BARRA DE COR: OFF [Útil quando você está usando um monitor externo e quer configurá-lo. Ligue quando necessário.]
REC/SET OUT [Essa configuração é  para atender as filmagens com apresentação no display. Depende de qual tipo de saída que estiver usando. Nenhum padrão particular]
SET AUDIO
FORMATO DE ÁUDIO: LINEAR PCM [É a maior qualidade que o Dolby Digital, mas ocupa muito espaço e causa problemas quando transcodifica-se clipes para ProRes no Final Cut Pro, se você tiver a versão 7,02 ou anterior. Não há problemas de transcodificação de clipes para versões 7.03 ou mais]
LIMITE AUDIO: OFF [O limiter é usado em ambientes com som extremamente alto, como pistas de Dje som de trio elétrico]
HEADPHONE OUT: STEREO [Você pode manipular o som com ambos os canais ou apenas um].
SET MIC INT:
INT MIC SENS> NORMAL [Os microfones internos gravam barulho do mecanismo Steadyshot durante o manuseio]
WIND MIC INT> OFF [Recurso para eliminar o ruído de vento em gravações externas]
XLR SET: [Deixe tudo padrão. Melhor]
SET DISPLAY
ZEBRA: ON, 100 [Se você tem dificuldades de fazer foco ou observar a nitidez da imagem, use o sinal de zebra. Onde estiver mais nítido, é sinal que a imagem estará perfeita. Dica: use em 70%]
PEAKING: ON, AMARELO, ORIENTE [Extremamente útil a ajuda de foco. Amarela mais visível. Meio ambiente mais úteis em várias situações. Lembre-se de definir um botão para ser capaz de transformá-lo rapidamente em on/off]
MARKER: ON [Este marcador  de safe area, ou área visível, ajuda muito para você saber o que vai aparecer em cena quando a configuração da câmera está em 4:3]
FOCUS TYPE EXPANDIDO: TIPO 2 [. Eu prefiro o ajuste em B&W em foco ampliado, tornando mais fácil se concentrar e adicionar uma indicação visual de que você está em modo expandido no foco de exibição]
CAMERA DISPLAY DATA: ON [Mostra velocidade de íris, ganho e obturador constantemente no visor, mesmo quando em modo automático. Muito útil]
DISPLAY LEVEL AUDIO: ON [Mostra medidor de nível de áudio no visor. Vital para quase todo tipo de filmagem]
DISPLAY ZOOM: BAR [Quando se aciona o Zoom, um ícone mostra na tela o movimento da lente]
FOCUS DISPLAY: METER [Mostra a distância da câmera até o assunto focado. Excelente opção]
LCD BRIGHT: [Aumenta a luminosidade do LCD. Mas cuidado para não confundir com a imagem gravada]
COLOR LCD: [Deixe no meio. Se assemelha mais a imagem real da câmera]
LCD nível de iluminação: NORMAL [Economiza energia da bateria, mas o mais pode ser útil ao ar livre]
VF nível de iluminação: NORMAL [Você não quer forçar os olhos para olhar para as telas brilhantes desnecessariamente]
VF COR: ON [Escolha se você quer monitorar o que está filmando em P&B ou colorido]
VF PowerMode: ON [Esta opção mantém o visor ocular traseiro quando a tela LCD é aberta em vez de desligá-la automaticamente. Mesmo que ele usa mais energia, é muito útil para acessar rapidamente o visor traseiro sem ter que fechar a tela de LCD durante a filmagem]
RESTANTE: ON [Mostra o tempo que falta para encher o cartão ou HD externo]
GPS DISPLAY TIME: HORÁRIO LOCAL [Um recurso muito bom para registrar na imagem as coordenadas terrestres, além de hora e local onde a filmagem está sendo feita]
DISPLAY SAÍDA: PAINEL LCD [As configurações da câmera só aparecerão no LCD da câmera. Não mostram estes dados caso esteja fazendo uma transmissão simultânea]

OUTROS
SET CLOCK: [Ajuste da hora local. Mantenha atualizado]
SET AREA: [Mude sempre que você mudar para outro fuso horário]
DST SET / SUMMERTIME: [Somente relevantes para os países que têm horário de verão]
IDIOMA: [Óbvio]
REC DATA: OFF. [Use apenas se houver necessidade de deixar a data registrada nas imagens. Saiba que depois não será possível retirar se estiver gravado na imagem]
BEEP: OFF [Emite um bip ao pausar ou disparar a câmera. Questão de gosto]
REC LAMP [F]: OFF [Luz frontal de REC. Caso queira gravar sem ser percebido, desligue]
REC LAMP [R]: OFF [Luz trazeira de REC]
CONTROLE REMOTO: ON [Caso haja necessidade de operar a câmera remotamente]
TEMPO DE OPERAÇÃO: [Mostra o tempo de uso da câmera. Ninguém pode manipulá-lo. Então é confiável]
CALIBRAÇÃO: [Calibra o touchscreen do LCD. É bom ajustar de vez em quando]

Colaboração do Leitor Marco Reis

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