LEDS chineses cada vez melhores e mais baratos. |
Com os custos da energia politicamente correta cada vez
mais em conta, a cada dia que passa novos modelos de iluminadores a LED invadem
o mercado. Grande maioria produzidos do outro lado do mundo, pelos chineses. Um
cuidado que todo usuário de luz fria deve ter é quanto a eficiência luminosa
que estes produtos devem oferecer. E a facilidade de operação durante uma
gravação.
Nesta semana recebi de Lucas Lapa dois belos modelos de
LED para um review completo. O Pro LED W160 e Pro LED W260, ambos da fabricante
chinesa Wansen Digital.
LED W160
Equipado com 160 LEDs que produzem uma luz branca e extremamente
limpa, este modelo oferece temperatura de cor de 5600K, com 1280 lux reais.
Acompanha na embalagem dois filtros. Um fosco e um âmbar. Para facilitar
o entendimento do uso do lux, a potência máxima é obtida conforme o LED fica
próximo ao assunto. Desta forma temos essas condições:
1280 Lux (1m)
320 Lux (2m)
160 Lux (3m)
80 Lux (4m)
W160 (menor) com o W260 (mais encorpado) |
A luz do W160 não possui aquele efeito de flicker que
costuma produzir serrilhados e tremidos nas imagens e conta um dimmer na parte
traseira que permite regular a potencia de luz entre 25 a 100%. Esse dimmer é
com botão giratório, que facilita a operação enquanto se grava as cenas.
Possui dois tipos de fixação: Uma direta no corpo do
iluminador onde pode-se fixar na base de um tripé de luz e outro soquete de
alumínio para encaixe direto na sapata da câmera.
O corpo do iluminador é totalmente de plástico mas possui
resistência suficiente para resistir a uma queda, por exemplo, a um metro do
chão.
Alimentação Diversificada, onde pode-se usar baterias
Sony da Série NP-F (F970,F770,F570...), Série NP-FM (Fm50,Fm70,Fm90...), Série
NP-FH (FH50,FH70,FH100...), Série NP-FV (FV50, FV70, FV100...), Panasonic
(CGR-D16S, D54S...) com adaptador, ou 6 Pilhas AA.
Filtros âmbar para ajustes de temperatura de cor |
Apenas um incomodo eu verifiquei neste modelo. O encaixe
rápido da bateria Sony não é tão rápido assim. Deve-se tirar uma moldura de
acabamento para se colocar a bateria, tendo o cuidado para checar se ela
realmente ficou presa. Com um pouco de treino consegue-se uma troca bem rápida.
Mas confesso que eu me atrapalhei um pouco.
Dimmer para ajuste de intensidade de luz |
Teste de
luminosidade com ambiente totalmente escuro (By Lucas Lapa)
![]() |
Comparativo entre o W160 e outros modelos |
LED W260
Este outro produto é mais bojudo e com porte mais largo
que outros iluminadores. Possui 260 LEDs
de cor branca e com aspecto bem natural, sem aquela impressão de que a
luz é branca demais que até parece azul. Corresponde a uma luminária de 400w
com geração de 2400 lux de acordo com a tabela abaixo:
2400 Lux (1m)
600 Lux (2m)
300 Lux (3m)
150 Lux (4m)
Ambus usam pilhas AA e baterias Sony NP |
Igualmente ao modelo anterior, este também possui dois
tipos de fixação: Uma direta no corpo do iluminador para fixar na base de um
tripé de luz e outro soquete de alumínio para encaixe direto na sapata da
câmera. Neste teste não presenciei o efeito de flicker, usando uma filmadora
Sony NX5 e uma Canon 5D mark II.
A alimentação também é diversificada, com uso para as
baterias Sony série NP ou 6 pilhas AA. Em ambos os casos os dois modelos me
surpreenderam pela autonomia da iluminação. Você faz um casamento completo, com
cerimônia e recepção, sem necessidade de troca da bateria. Claro que, nos
momentos de pausa, você deve desligar ou trabalhar com o dimmer em meia carga.
A moldura atrapalha um pouco um engate rápido da bateria |
O W260 possui dois filtros. Um branco e um âmbar para
alteração de temperatura de cor. Neste modelo especificamente, o encaixe é
diferente. É pela frente dos LEDs com uma leve pressão de encaixe tipo click.
Uma deficiência de operação foi constatada por um de meus
videomakers: ao ligar o LED, ele não entra em modo de iluminação. O dimmer é
ativado no modo Zero. Então deve-se pressionar um botão de pressão até a luz
ficar ativa. Basta desligar para novamente ter que fazer o mesmo processo. Um
incomodo para quem não quer ficar apertando botão demais na hora de gravar.
Porém a claridade e abertura lateral gerada pelo LED
atendem a todas as expectativas de se ter uma boa luz durante uma gravação.
Teste de
luminosidade com ambiente totalmente escuro (By Lucas Lapa)
![]() |
Comparativo entre o W260 e outros modelos |
Conclusão
Para quem ainda possui filmadoras com necessidade de
muita luz, o W260 pode atender razoavelmente bem e de forma barata as
limitações do equipamento. Antes, modelos mais potentes estavam disponíveis
apenas para marcas como COMER e SONY com os preços acima de mil reais. Agora
não. Com faixa entre 150 a 300 reais pode-se adquirir bons iluminadores e
aposentar, de vez, cabos e extensões, que por incrivel que pareça, ainda faz
parte da realidade de muitos cinegrafistas em atividade. Ninguém merece.
Pode-se ainda, adquirir ainda o modelo W160 para uso em
tripé e funcionar como luz de rebate ou de recorte, com a comodidade da
independência total de energia das tomadas. Pode-se fazer uma boa luz, só com
baterias, em qualquer lugar que se achar necessário.
Modelos de teste: W160 e W260
Onde comprar: http://www.lucaslapa.com.br/
Ideal para: Filmadoras e DSLR
Como usar: Na sapata da câmera ou em tripés de luz
Alimentação: Múltiplas fontes
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