 |
Grua de 4 metros aguardando o início do evento |
 |
Treinando um novo operador de grua para os cuidados na hora de trabalhar |
Eu fiz uma grua. Mentira!
Eu fiz duas gruas. Após anos sonhando com algo que era além de minhas possibilidades, comecei a criar um projeto baseado em fotos e videos de internet, prospectos, manuais, etc. Depois de tudo no papel fui a compra do material, peça por peça, parafuso por parafuso. Meu primeiro protótipo foi um desastre. Ficava torto, inseguro e dava até medo de ver a câmera presa nela. Mas a função de movimentação estava certa. Parti para o segundo protótipo. Mais dinheiro e tentativas empregadas. Dessa vez quase foi um prejuízo dos maiores. A câmera quase caiu. E assim parti para o último e definitivo protótipo.
 |
Gravando em movimento numa caminhonete. A grua faz ângulos maravilhosos |
E minha grua nasceu. 4 metros de lança, movimentos suaves, porte de profissional. Mereceu até um monitor. E dela pra segunda foi questão de decisão, pois os erros e as falhas haviam sido sanadas. E num custo bem menor. E a primeira grua já se tornou veterana e dona das mais incriveis imagens que ela poderia me proporcionar. O resultado final é incrível, a presença dela, imponente, chama a atenção de qualquer um dentro de um evento.
 |
Preparando a grua para mais um trabalho |
Engana-se quem pretende fazer uma grua sem planejamento e de qualquer maneira. Antes de ser um equipamento de movimentação de imagens, ela é um equipamento de segurança. Por menor e mais simples que seja, seu peso total chega aos 80 kg. É uma carga imensa passeando por sobre a cabeça das pessoas, sem falar no seu investimento maior lá na ponta, a câmera.
Mas me dei ao luxo de montá-las. Uma para o trabalho, outra exclusivamente para treinamento em meus cursos. E passei a Memory para o hall das produtoras que possuem um grande diferencial. E digo sempre a todos os amigos de profissão. Procure seu diferencial, procure seu detalhe, procure sua marca. Brilhe sempre mais que seus concorrentes. Nunca quis ser mais um numa multidão e sim o destaque da multidão.
 |
A grua em ação na cobertura de uma cantata. |
Se você tem um projeto em mente e já viu que tem um potencial para lhe dar destaque, não perca tempo. O mundo é uma laranja e neste bagaço tem sempre um caroço que quer brotar antes da gente. Eu plantei, nasceu e hoje colho os melhores frutos. E bebo o melhor suco da laranja.
Segue um vídeo feito com a grua (apenas alguns takes incluidos neste compacto)
Todas as postagens são de autoria de Keko Sinclair. Sinta-se a vontade de usar parte ou todo o texto, desde que mencione a fonte. Afinal todo criador tem nome!
...